Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que acontece se você não atualizar o software do celular?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Setembro de 2022 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/9to5Google
Reprodução/9to5Google

Manter seu celular atualizado é um importante hábito para ter acesso aos recursos mais recentes, mas você sabe o que acontece se o dispositivo não estiver com updates em dia? Na verdade, o problema está bem além do que ter ferramentas a menos e, inclusive, pode comprometer todos os seus arquivos pessoais.

Sem recursos novos

Ao ignorar atualizações, especialmente as maiores, a primeira coisa a se deixar de lado provavelmente são recursos inéditos e aprimoramentos para uso geral. Sem as funções novas, o usuário não poderá extrair o máximo que o smartphone pode oferecer.

Continua após a publicidade

Como medida para conter essa deficiência até dá para baixar aplicativos complementares com finalidade similar, mas eles jamais terão o mesmo nível de qualidade e polimento que uma solução nativa. Além disso, o aparelho pode acabar lotado com inúmeros programas adicionais desnecessários.

Bugs permanecem sem correção

Nenhum software é livre de bugs — e atualizações também servem para corrigi-los. Tanto a Apple quanto o Google experimentam seus sistemas operacionais por meses, mas é impossível cobrir todas as lacunas deixadas em programas e prever como usuários (e demais desenvolvedores) aproveitarão a estrutura implementada no SO.

Continua após a publicidade

Por isso, as fabricantes ficam atentas aos comentários de usuários para corrigir bugs assim que possível, liberando os reparos como compilações novas. Pode ser uma falha estrutural, bug em ferramenta ou até uma inconsistência na interface, é através de um update que ele é enfim resolvido no aparelho.

Vulnerabilidades de segurança sempre abertas

Outra função prioritária das compilações é a correção de vulnerabilidades conhecidas — às vezes, até já exploradas por criminosos. Assim como bugs, brechas em segurança são inevitáveis e precisam ser avaliadas a todo momento — não é à toa que o suporte para atualizações de segurança é o último a expirar.

Continua após a publicidade

Corrigir falhas em segurança ajuda o dispositivo a manter a integridade dos arquivos internos, incluindo as pastas pessoais do usuário. Além disso, tapar buracos conhecidos evita que usuários tenham seus hábitos rastreados por atores mal-intencionados, tenham suas credenciais (logins e senhas) roubadas, dados bancários expostos e muito mais.