Publicidade

Samsung envia alerta sobre função antirroubo para milhões de donos de celulares

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Brenno Barreira/ Canaltech
Brenno Barreira/ Canaltech
Tudo sobre Samsung

A Samsung publicou um alerta que recomenda ativar as funções antirroubo da One UI 7 e do Android para mais de 40 milhões de contas registradas da marca no Reino Unido. A medida endossa uma postura pública do governo britânico para diminuir roubos e furtos de celulares na região.

O alerta atinge todas as contas da Samsung vinculadas por lá e a marca ainda vai divulgar o tema em estações de metrô e espaços públicos no país. A versão mais recente do Android trouxe alguns recursos especializados contra furtos — que já existiam no Brasil —, enquanto a interface trouxe ferramentas adicionais para proteger a conta e o dispositivo.

Recursos contra roubo na One UI 7

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A campanha não é global, mas é importante destacar alguns recursos de segurança da One UI nesse sentido

Um deles é a Verificação de Identidade, que exige biometria para mudar ajustes sensíveis de segurança em lugares desconhecidos, como restaurar o aparelho para as configurações de fábrica. O sistema deixa você cadastrar locais de confiança, como a própria casa ou trabalho, e estabelece camadas de proteção mais rígidas quando você estiver fora deles.

Outra ferramenta é um atraso de segurança de uma hora para concluir tarefas sensíveis no aparelho — ou seja, se a pessoa tenta alterar o PIN do celular, ela precisa esperar 60 minutos ou se deslocar a um local seguro para confirmar a mudança.

Em teste feito pelo Canaltech, ambas as opções já estão disponíveis no Brasil com a One UI 7. É possível ativar os recursos no seguinte caminho:

  1. Abra as configurações;
  2. Acesse “Segurança e privacidade”;
  3. Selecione “Proteção do aparelho perdido”;
  4. Entre em “Proteção contra roubo”
  5. Pressione “Verificação de identidade”;
  6. Ative e configure os locais.

Além disso, vale lembrar que o Android tem funções nativas de proteção contra roubo, incluindo um ajuste para bloquear a tela em movimentos bruscos que possam parecer com uma tentativa de furto.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: como funciona o "modo ladrão" do Android

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*