Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Este simpático robô aproxima pacientes internados com COVID-19 de suas famílias

Por| 05 de Junho de 2020 às 18h45

Divulgação/Human Robotics
Divulgação/Human Robotics
Continua após a publicidade

Pacientes de um hospital, internados por causa do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e em isolamento, podem contar com a ajuda de um simpático robô, mesmo na UTI. Pode parecer ficção, mas a startupHuman Robotics, acelerada pela Hotmilk - Ecossistema de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), desenvolveu robôs físicos para o atendimento e até mesmo interação presencial, dotados com Inteligência Artificial (IA). A invenção já opera em Curitiba.

Tendência na área de saúde, os robôs para serviços hospitalares, como o da startup, podem receber os pacientes e também já realizam triagem de casos (da COVID-19 ou não) de forma autônoma, ou seja, sem a exposição dos colaboradores do hospital, o que diminui o risco de contaminação. Em seguida, essas máquinas coletam os dados dos pacientes e os orientam em função do seu estado. Em breve, poderão medir a temperatura do paciente.

Robô auxilia atendimento de pacientes com coronavírus (Imagem: divulgação/ Human Rbotics)
Robô auxilia atendimento de pacientes com coronavírus (Imagem: divulgação/ Human Rbotics)

Na prática

No Hospital Universitário Cajuru (HUC), em Curitiba, esse robô começa a atuar para aproximar os familiares dos pacientes em isolamento por causa da COVID-19. Dessa maneira, a invenção diminui a exposição dos médicos e enfermeiros a contaminações, ao mesmo tempo em que traz a humanização da medicina facilitando a comunicação por videoconferências.

“Na UTI o paciente não tem acesso à internet nem celular, e com isolamento social, todas as visitas estão suspensas”, explica o diretor-geral do HUC, Juliano Gasparetto. “Buscamos oferecer uma experiência significativa para os pacientes e o robô humaniza o processo hospitalar, unindo assistência aos valores Maristas, sempre com o olhar para o ser humano", conclui Gasparetto.

Robô em ação dentro do hospital (Gif: divulgação/ Human Robotics)
Robô em ação dentro do hospital (Gif: divulgação/ Human Robotics)
Continua após a publicidade

Foi a partir da crise causada pela COVID-19 que a empresa começou a adaptar sua tecnologia para funções como a triagem autônoma e a telepresença, o que possibilita um atendimento mais eficientes dos pacientes em quarentena, quando possível, sem risco de exposição ao novo coronavírus.

Inovação na saúde

A aplicação desta tecnologia deverá trazer além de benefícios sociais, como ganhos de eficiência em processos assistenciais para o hospital. “Estima-se que até 2021 cerca de 20% das organizações de saúde terão alcançado até 20% de ganhos de produtividade por meio da adoção da tecnologia artificial”, afirma o diretor do Hotmilk, Fernando Bittencourt. 

Além desse, os robôs da Human Robotics podem interagir em português, detectar pessoas e se movimentar de forma autônoma. Por trás, existe uma plataforma de software que permite configurar de forma simples o que o robô vai falar, perguntar e mostrar. “Por ter movimento da cabeça, expressões e falar em português, o nosso robô traz uma experiência de autoatendimento humanizado muito superior a um totem estático”, explica Olivier Smadja, fundador da Human Robotics.

Continua após a publicidade

Além de automatizar os processos, os robôs são capazes de prestar serviços de informação e comunicação, além de gerar relatórios específicos para análises pela gestão do hospital. “Por meio da navegação autônoma, os robôs podem levar remédios, comida e objetos de forma automática ou guiada pelo robô, bem como guiar pacientes para ir até um determinado local dentro das instalações hospitalares”, finaliza.

A seguir, confira uma demonstração do robô em ação, durante uma triagem simulada: