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Usuários de Mac tiveram problemas no domingo (15) por falha em servidor da Apple

Por| 16 de Novembro de 2020 às 11h30

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No último domingo (15), uma grande parcela de usuários de Macs tiveram uma dor de cabeça com seus sistemas operacionais. Algumas pessoas começaram relatar dificuldades em baixar e instalar programas em seus aparelhos, além de utilizar apps como iMessage, Apple Pay e Apple Maps, isso tanto para quem tinha instalado o macOs Big Sur, quanto o Catalina. Em alguns casos, houve até problemas de tela preta em MacBooks Pro antigos, em meio à atualização para o macOs Big Sur.

Após a grande quantidade de problemas apresentados, o desenvolvedor Jeff Johnson levantou a hipótese de que a questão estaria em OCSP. A sigla é relativa a protocolo online de certificação de status, usado para garantir que uma conta de desenvolvedor é segura. O sistema só permite que o usuário baixe o app depois da verificação.

Diante dos problemas, as Apple se pronunciou explicando que houve falha no servidor de checagem de segurança, motivo pelo qual o sistema travou tanto downloads quanto a utilização de programas já baixados.

A Apple tem um sistema chamado de Gatekeeper que faz a verificação online se um app tem algum malware ou se a conta do desenvolvedor está certificada na App Store. Como só é possível baixar o programa após esta checagem, o erro na verificação justifica os problemas de lentidão e falha de donwloads de novos programas na loja da Apple.

Contudo, a mesma explicação não poderia valer para os programas que o usuário já tem em seu computador. Segundo o pesquisador em segurança Jeffry Paul, toda vez que o usuário abre um programa, o sistema operacional envia para Apple um identificador que passa também pela verificação do sistema.

“Muitas pessoas nem percebem isso, pois é silencioso e invisível. Ele falha constantemente e, por sorte, quando você está offline, mas hoje o servidor ficou realmente devagar e não mudou para os códigos em caso de falhas. Assim, os apps de todo mundo não abriram, caso estivessem conectados”, explicou em publicação.

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Quebra de privacidade

De acordo com o pesquisador, a Apple verifica endereço de IP, data, horário, localização e identificadores dos apps abertos pelo usuário. Para Paul, isso mostra que a Apple “é dona dos aparelhos”, representando uma quebra da privacidade do usuário.

Em resposta a esta acusação, a empresa informou que não triangula os dados para verificação de segurança.

“Nós nunca combinamos dados destas verificações com informações sobre usuários da Apple e seus aparelhos. Não usamos dados destas verificações para saber o que os usuários individualmente estão abrindo ou rodando em seus aparelhos [...] Estas verificações de segurança nunca incluem Apple ID ou identifica os aparelhos dos usuários”, disse a Apple em comunicado ao 9to5Mac.

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Para proteger a privacidade do usuário, a Apple disse que vai deixar de registrar o endereço de IP para esta verificação. “Para proteger a privacidade, paramos de usar o endereço de IP em verificações de certificação com o ID de desenvolvedores e vamos garantir que qualquer endereço de IP coletado sejam removidos dos registros”, completou.

Fonte: Apple, 9to5Mac, Jeffry Paul