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Google aprimora IA para contextualizar melhor os resultados das buscas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2021 às 07h45

Google aprimora IA para contextualizar melhor os resultados das buscas
Google aprimora IA para contextualizar melhor os resultados das buscas
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Uma das principais novidades na reformulação do Google Notícias, em 2018, foi a introdução de um recurso para ajudar o usuário a navegar nos conteúdos informativos. Uma inteligência artificial passou a organizar as notícias conforme os assuntos, criando uma espécie de interconexão entre as informações para exibir os resultados mais relevantes para o usuário.

Essa funcionalidade recebeu o nome de “Cobertura Completa” e reúne dados sobre pessoas, coisas e lugares citados nas reportagens para organizar as publicações em linhas narrativas. Isso evita, por exemplo, que o resultado exiba cinco ou seis matérias idênticas, só que publicadas em portais diferentes. Após a reformulação, o Google passou a mostrar notícias complementares entre si, com maior variedade de fontes e que traziam novas informações ou vieses sobre uma temática.

Resultados temáticos terão mais enfoque em notícias recentes (Imagem: Reprodução/9to5google)
Resultados temáticos terão mais enfoque em notícias recentes (Imagem: Reprodução/9to5google)

Agora, esse recurso está chegando para as buscas efetuadas na ferramenta de pesquisa. Ao pesquisar sobre um tópico específico, o usuário receberá como resultado um carrossel de notícias mais relevantes sobre aquilo. Se nenhum daqueles resultados o satisfazer, ainda será possível clicar em “cobertura completa” para ver outras variantes.

Não há informações sobre mudanças no algoritmo neste momento. Portanto, os sites não-noticiosos, mais ainda assim relevantes para determinada palavra-chave, continuarão ocupando as primeiras posições na SERP.

Resultados da busca serão mais completos

A ideia é trazer também estatísticas, definições, respostas para dúvidas mais comuns, posts de autoridades ou figuras reconhecidas e outros dados que o mecanismo de busca julgar relevantes para a sua compreensão do assunto. A ideia da gigante de Mountain View é permitir que pessoas completamente leigas em um assunto consigam entender o que está ocorrendo com poucos cliques.

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O Google também menciona o uso de novas tecnologias para ajudar a detectar temáticas de longa duração, com muitas semanas ou até anos, como a COVID-19 ou a cobertura regular sobre o campeonato brasileiro de futebol.

A ideia do Google é que os resultados das buscas sejam mais completos e explicativos (Imagem: Captura de tela/Alveni Lisboa/Canaltech)
A ideia do Google é que os resultados das buscas sejam mais completos e explicativos (Imagem: Captura de tela/Alveni Lisboa/Canaltech)

Até o momento, esse recurso está disponível oficialmente apenas em inglês dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a nova busca está liberada para alguns usuários e somente em determinadas temáticas, como na cobertura da pandemia, por exemplo. Estão sendo feitos testes em outras localidades e idiomas para levar a novidade a todos nos próximos meses.

Com a explosão das fake news nos últimos anos, o Google começou a desenvolver aprimoramentos constantes para combater a desinformação. A maior ênfase aos portais noticiosos foi uma das iniciativas para conter as notícias falsas. A empresa também passou a dar mais informação de contexto aos resultados de uma busca. O buscador redesenhou o layout da versão mobile para tornar a navegação mais clara.

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Será que a nova SERP vai agradar aos usuários? Ou prefere a versão antiga dos resultados? Dê a sua opinião.

Fonte: 9to5google