Novo ano, novo visual: Google redesenha resultados de buscas no mobile
Por Ramon de Souza |
O Google vive aprimorando seus produtos e aplicando pequenas atualizações em suas identidades visuais — porém, é raro vermos redesenhos em seu produto primário, que são as buscas (ou Search, caso você queira se referir ao serviço dessa forma). Nesta sexta-feira (22), porém, a companhia anunciou algumas mudanças visuais leves, mas significativas, na forma como os resultados das pesquisas são exibidas em smartphones.
- Para que serve o 'estou com sorte' do Google
- Novo ícone do Gmail é revelado pelo Google; confira
- Google redesenha radicalmente sua interface para smart displays
“Queríamos dar um passo atrás e simplificar um pouco para que as pessoas pudessem encontrar o que procuram com mais rapidez e facilidade. Eu acho muito revigorante. Para mim, é uma lufada de ar fresco”, comentou Aileen Cheng, gerente e líder de design do Google Search, afirmando que repensar a identidade visual de um produto tão impactante, que “organiza as informações da web”, é uma tarefa um tanto desafiadora.
Em primeiro lugar, os resultados de uma informação agora aparecem mais concentrados com base no conceito que é pesquisado. Ao realizar uma busca por “baleia jubarte”, por exemplo, o Search exibirá um cartão estilo Google Assistente com descrições sobre o animal, detalhes sobre suas características, imagens de alta qualidade e até mesmo vídeos e sons — dando assim menos espaço para, por exemplo, uma notícia pouco relevante.
“Queremos que os resultados das pesquisas brilhem, permitindo que as pessoas se concentrem nas informações em vez dos elementos de design ao seu redor. Trata-se de simplificar a experiência e levar para as pessoas as informações que elas procuram da forma mais clara e rápida possível”, ressalta Cheng, destacando o visual mais clean do novo Search para dispositivos móveis.
Os textos também estão maiores para facilitar a leitura (especialmente de títulos) e elementos secundários (incluindo botões e ícones) ganharam um ar mais arredondado, justamente para combinar com o logotipo da empresa. “Se você olhar para o logotipo do Google, perceberá que ele é bastante redondo, então estamos pegando isso emprestado e levando para outros lugares também”, finaliza a executiva.
Segundo o Google, o novo design para o Search deve chegar aos usuários finais “ao longo dos próximos dias”.
Fonte: Google Blog