App do Google testa recomendar conteúdos semelhantes aos visitados pelo usuário

Por Igor Almenara | 11 de Fevereiro de 2021 às 09h00
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google trabalha numa nova aba interativa para facilitar a busca e a leitura de novos artigos da internet. O recurso “Outras pessoas também viram” foi adicionado à barra inferior do app para Android nas versões de teste e reúne uma lista de links para notícias ou vídeos relacionados ao tema da tela principal. A novidade ainda repensa a disposição dos botões de paginação para facilitar a navegação.

Reportada pelo 9to5 Google, a ferramenta se parece com um recurso adicionado ao Google (também em testes) em 2017, mas que nunca alcançou o público geral. Trata-se de algo semelhante ao que há no YouTube, contudo, capaz de listar qualquer tipo de conteúdo publicado acessível aos olhos do Google.

É especialmente útil para estender o momento de leitura, encurtando o caminho para outras notícias de interesse para se manter atualizado. Por se tratar de uma ferramenta em testes, o método para a escolha de links é feita ainda é um mistério. A seção pode se alimentar dos recursos de indexação do Google, não necessariamente dos hábitos dos usuários dentro do app, por exemplo.

(Imagem: Reprodução/9to5 Google)

Se tudo funcionar bem e o “Outras pessoas também viram” se mostrar promissor, não deve demorar para alcançar as versões públicas do aplicativo por meio de atualização. Atualmente, a aba está disponível na versão 12.4 Beta do app Google, mas apenas para dispositivos autorizados aleatoriamente pelo servidor da gigante.

Nova barra de navegação

Na mesma leva, o app de buscas recebeu uma barra de navegação e atalhos no canto inferior. Ambas as novidades vieram no mesmo pacote: logo acima da aba de artigos sugeridos, foram adicionados botões para retroceder e avançar a navegação; compartilhar e “três pontos”, que puxa uma lista opções — recarregar página, redirecionar para o Chrome, encontrar na página, configurações do navegador e enviar feedback.

Nesse caso, a adição é mais um retrabalho dos botões já contidos no Google. Todos esses atalhos já existem, mas estão dispostos no menu de três pontos localizado no canto superior direito — ao lado, também, do “Compartilhar”.

(Imagem: Reprodução/9to5 Google)

Realocar as ferramentas de paginação para o canto inferior, acima da aba de sugestões, pode melhorar a experiência ao navegar no Google. Não é, logicamente, uma mudança drástica, mas é uma tentativa válida de melhorar a fluidez e familiaridade do aplicativo — que é um ótimo aliado no acompanhamento de novidades do dia.

Infelizmente, a barra de navegação também foi disposta somente em versão de testes e não há previsão para sua chegada ao grande público. No momento, resta torcer para que a ferramenta funcione bem para logo alcançar todos os usuários.

Fonte: 9to5 Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.