Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Brasil 15 anos | Veja a evolução da tela inicial do buscador

Por| 20 de Julho de 2020 às 13h25

Link copiado!

Camila Rinaldi/Canaltech
Camila Rinaldi/Canaltech
Tudo sobre Google

No dia 20 de julho de 2005, o Google fechou a aquisição de uma startup mineira, a Akwan, e deu o pontapé inicial na história da companhia no Brasil. A pequena empresa local era responsável pelo sistema de buscas TodoBR e foi criada por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Claro que hoje a Gigante das Buscas tem um escritório em São Paulo, inaugurado em novembro daquele mesmo ano, e ramificações pelo país todo, mas foi em Minas Gerais que a história do Google no Brasil começou. E,s im, até hoje o local é importante para a empresa, pois de lá ainda saem muitas ideias que ajudam pesquisas realizadas por pessoas no mundo inteiro.

15 anos de Google Brasil

Continua após a publicidade

Nesta segunda-feira (20), o Google Brasil celebra 15 anos e a sua presença só expandiu desde a aquisição da Akwan. Em 2007, a companhia lançou a versão brasileira do YouTube, totalmente em português, mesmo ano em que foi lançada a versão brasileira do Maps. Em 2009, foi a vez dos primeiros smartphones Android chegarem ao país.

Em 2010, 51 cidades brasileiras passaram a ter suas ruas exibidas no Street View. No ano seguinte, chegou o Google Shopping, seguido pelo Chromecast, em 2014. Em 2016 foram abertos o Campus São Paulo do Google for Startups e o Partner Plex São Paulo. No ano seguinte, mais novidades: Google Assistente aprendeu português brasileiro, e chegaram ao país o Cloud, Google Pay (ainda chamado de Android Pay) e YouTube Space Rio.

E, finalmente, em 2020, engenheiros de Belo Horizonte ajudaram a empresa a desenvolver o painel informativo da busca sobre a COVID-19, usado no mundo todo para encontrar informações oficiais sobre a pandemia que atravessamos nesse momento.

Agora, veja a evolução do visual da página inicial do buscador, desde o Beta antes do lançamento oficial até a primeira versão pública, de 1998 e que já era usada por aqui, até a versão atual.

Continua após a publicidade

1997

Uma espécie de “versão alfa” do buscador já com o nome Google (inicialmente, Larry Page e Sergey Brin pensaram em chamar o serviço de BackRub) apareceu ainda em 1997. É possível ver que os criadores não tinham experiência alguma com a criação de páginas.

Outubro de 1998: Google Beta

Continua após a publicidade

Em outubro do ano seguinte, o buscador estava no ar com uma versão beta, com design bastante simples, mesmo para a época. É que seus criadores não possuíam experiência com HTML, linguagem de programação utilizada em páginas web.

Novembro de 1999

Continua após a publicidade

O buscador saiu do beta pouco mais de um ano depois, e já trazia a logo que seria utilizada por muitos anos pela empresa. Também dá para notar que o botão “estou com sorte” já estava lá, desde o início.

Outubro de 2000

Mais um ano se passou e uma nova repaginada na home do buscador foi feita. A logo passou a ficar centralizada, o que já deixou o visual bem mais harmonioso.

Continua após a publicidade

Dezembro de 2001

No final do ano seguinte, o Google colocou pela primeira vez as divisões de busca por imagens, grupos e diretórios, facilitando ainda mais a vida dos internautas.

Outubro de 2004

Continua após a publicidade

Quase três anos depois o Google mudou significativamente de visual novamente. Os links para buscas por imagens e outras opções, incluindo notícias, introduzidas em novembro de 2002, continuam acima da barra de pesquisa, mas agora sem o fundo.

Julho de 2005

Continua após a publicidade

A página do Google Brasil em português vai ao ar. O visual é o mesmo lançado no ano anterior, e fechava com o link para a versão em inglês. Além disso, era possível procurar por toda a internet, apenas páginas em português ou até somente páginas brasileiras.

Dezembro de 2007

No Brasil, demorou para ter a primeira mudança visual significativa. Apenas no final de 2007 os links para outras buscas e serviços do Google começaram a ser exibidos na parte de cima da tela. E a logo comemorativa apareceu pela primeira vez no site brasileiro para celebrar o Natal.

Continua após a publicidade

Agosto de 2010

Durante três anos, o Google fez pequenas mudanças visuais em sua página inicial, que chegou a essa cara mais moderna, com botões mais no estilo da época e barra de pesquisa maior para dar mais destaque à função principal do buscador.

Junho de 2011

Continua após a publicidade

Menos de um ano depois, o buscador passou por mais uma pequena reforma visual, com um menu superior mais destacado para mostrar mais serviços do Google, como Mapas, Orkut e Gmail.

2013

Continua após a publicidade

O primeiro Doodle surgiu já em 1998, como uma brincadeira dos criadores do buscador. Mas foi só em 2013 que as imagens passaram a ser utilizadas com frequência no lugar da logo da empresa.

2014

Mais uma mudança pequena em 2014: o menu superior de serviços passou a ter um fundo preto, para se destacar mais da página do buscador.

2016

Dois anos depois, a empresa reformulou a logo do Google, que passou a ter um visual mais simples, seguindo linhas do Material Design, da própria companhia.

Abril de 2019

No dia 13 de abril de 2019, o Google passou a exibir em sua página inicial o visual que você vê se entrar lá em google.com.br neste exato momento. Claro que há pequenas mudanças caso você esteja logado, por exemplo, mas, no geral, é esse o buscador que temos hoje.