Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe de criptomoedas no YouTube usou CEO da Apple como isca

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Setembro de 2022 às 11h33

Stephen Lam/Reuters
Stephen Lam/Reuters
Apple
Tudo sobre Apple
Continua após a publicidade

Uma entrevista antiga do CEO da Apple, Tim Cook, foi usada como isca para um golpe envolvendo criptomoedas. Um usuário fez uma transmissão ao vivo e conseguiu reunir milhares de espectadores graças ao uso de palavras-chave relacionadas à Maçã no título e na descrição.

A estratégia só foi possível porque no mesmo dia e horário estava ocorrendo a conferência na qual a Apple apresentou o iPhone 14 e o novo iOS. O título era "Apple Event Live. CEO of Apple Tim Cook: Apple & Metaverse in 2022", mas o material era de uma entrevista antiga conduzida pela CNN em 2018.

A entrevista antiga foi publicada como se fosse nova e atribuída a criptomoedas, embora o assunto fosse outro (Imagem: Jay Peters/The Verge)
A entrevista antiga foi publicada como se fosse nova e atribuída a criptomoedas, embora o assunto fosse outro (Imagem: Jay Peters/The Verge)

O vídeo foi editado para incluir logotipos do Bitcoin e do Ethereum, as duas criptomoedas mais populares do planeta, e uma arte com o texto “Apple Crypto Event 2022”. Embora o conteúdo antigo falasse da criadora do iPhone, um link malicioso direcionava as pessoas para um site de criptomoedas um tanto quanto estranho.

A página de destino nada tinha a ver com a Apple, e provavelmente serve para roubar credenciais de carteiras de criptomoedas. Quando as pessoas conectam suas contas em sites como este, os criminosos conseguem acesso a dados confidenciais, como as seeds e a senha de acesso, o que possibilita sacar dinheiro e transferir NFTs da conta.

Não está claro se o canal iria transmitir a conferência da Apple e foi roubado por criminosos para o golpe ou se o perfil realmente tentava enganar as pessoas propositalmente. A gigante de Cupertino nada anunciou recentemente que envolva criptomoedas, portanto qualquer coisa nesse sentido é fraude.

Live fake foi promovida na home do YouTube

Continua após a publicidade

Por alguma razão, a live falsa foi recomendada na página inicial do YouTube, o que pode ter ajudado a impulsionar as visualizações. Segundo o site The Verge, o primeiro a identificar o caso, a transmissão começou com 16 mil espectadores e chegou a bater 70 mil no momento da publicação da história.

Na mesma hora, outra transmissão fake atribuída à Maçã alegava se tratar de um evento de Cook e o CEO da Testla, Elon Musk, tratando sobre Apple e o metaverso. Na realidade, trata-se de um vídeo de uma entrevista sobre Bitcoin na qual participou Musk e o fundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. O canal também chegou a alcançar números expressivos (10 mil espectadores) e direcionava os usuários para outra página falsa de criptomoedas.

O YouTube não se manifestou sobre o ocorrido, mas retirou ambas as transmissões do ar assim que identificou. As lives foram removidas por violar os termos de serviço da plataforma.

Fonte: The Verge