iOS 16 chega em 12 de setembro ao lado do watchOS 9
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
A Apple lançou hoje (7) a versão final do iOS 16. Em um dos seus eventos mais importantes do ano, a empresa deu destaque para novos produtos, incluindo o iPhone 14 e o Apple Watch Series 8, que terão seu potencial extraído ao máximo com as grandes atualizações de sistemas operacionais.
- Google celebra Dia da Independência do Brasil com novo Doodle
- Google Maps pode mostrar a rota mais eficiente com base no seu motor
Quem acompanha o iOS 16 desde sua apresentação em junho já está ciente de praticamente todas as novidades. Foi a partir da WWDC 2022 que o sistema operacional foi disponibilizado para testadores (desenvolvedores e usuários curiosos), em busca de incrementar a estabilidade e usabilidade das ferramentas inéditas.
iOS 16 mais personalizável
O novo sistema operacional da Apple introduz novas opções de personalização, incluindo uma tela de bloqueio inteligente, profundamente customizável e com notificações mais discretas. Usuários podem incluir widgets à tela de bloqueio, conferir “atividades ao vivo” em complementos de apps mais dinâmicos que mostram informações sobre partidas esportivas e caronas de Uber e mais.
O Modo Foco melhorou bastante no iOS 16. Ficou mais fácil configurar as alternativas de comportamento para funcionar ao longo do dia — inclusive, com papéis de parede e widgets específicos em cada modalidade para a tela de bloqueio.
Apple Mensagens e Live Text
Em aplicativos nativos, uma das novidades mais importantes está no aplicativo Mensagens da Apple. A plataforma de comunicação agora é capaz de recuperar texto e fotos enviados por engano, numa espécie de “Apagar para todos” do WhatsApp, e permitirá marcar mensagens como “não lidas”, para lembrar de conferir o papo mais tarde.
Nesse mesmo app, a função SharePlay foi mais intimamente integrada. A função permite assistir a filmes, ouvir música e aproveitar lives na companhia de amigos e familiares em videochamadas.
Para o Live Text, a adição mais importante está no suporte para o escaneamento em vídeos. A função permitirá copiar, colar, traduzir e pesquisar texto registrado em gravações. Outra novidade legal está no Visual Look Up, que recorta as bordas de uma imagem de forma automática e pode transformá-las em figurinhas para usar no WhatsApp, Telegram ou outro mensageiro que preferir.
watchOS 9 extrai o máximo do Apple Watch
Na revisão do sistema para smartwatches da Apple, o watchOS 9 torna os sensores do vestível ainda mais versáteis. As mudanças do novo SO são puramente incrementais, adicionando melhorias no monitoramento de atividades físicas, nas zonas de frequência cardíaca e na visualização de informações.
Para triatletas, o novo software também acrescentou um modo para atividades multiesportivas — adição que deve se encaixar bem com o novo Apple Watch Ultra, o novo modelo da linha. A grande atualização também possibilitará o uso das novas funcionalidades incluídas no Apple Watch Series 8, como o medidor de temperatura.
No mais, em personalização, o usuário poderá configurar as watchfaces com mais opções de cores sólidas e tons gradientes. Além disso, o SO para relógios da Apple também terá novos papeis de parede com tema do calendário lunar, acrescentando mais uma opção dinâmica.
Lançamento do iOS 16 e watchOS 9
Essas e outras novidades do iOS 16 serão distribuídas para todos os usuários a partir da segunda-feira (12). Nesse mesmo dia, a Apple também dará início a liberação do watchOS 9, o novo sistema operacional para os Apple Watch.