Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como funciona o FPS Boost no Xbox Series X e S?

Por| 24 de Fevereiro de 2021 às 09h33

Microsoft
Microsoft
Continua após a publicidade

A retrocompatibilidade é um dos serviços mais legais na atual geração de consoles. A biblioteca de jogos do PlayStation 4 e do Xbox One é enorme e muitos jogadores ainda não tiveram a chance de liquidar todos eles antes de migrarem para os novos consoles. Além disso, em alguns casos, esses games rodam melhor nos videogames mais potentes, o que torna tudo ainda mais interessante.

O time do Xbox, porém, parece mais afeito a esse tipo de serviço desde os tempos de Xbox One. No console lançado em 2013, o recurso foi inserido na metade de sua vida, fazendo com que games de Xbox 360 e do Xbox original rodassem no videogame sem maiores problemas. Era natural, claro, que tudo isso fosse migrado para o Xbox Series X e S, só que com os avanços esperados para um videogame atual.

Diferentemente do que acontecia no Xbox One (e até no PlayStation 5 agora), no Xbox Series X e S os jogos retrocompatíveis rodam de maneira nativa, sem a necessidade de emulação, ou seja, melhorias de desempenho se tornam mais fáceis de serem realizadas. Com isso em mente, a Microsoft trabalhou rápido e já encontrou uma maneira de fazer com que os jogos do Xbox One sejam executados com melhorias significativas nas taxas de quadros por segundo por meio do FPS Boost.

Em um primeiro momento, apenas alguns jogos do Xbox One receberão essa melhoria, que acontece sem qualquer atualização ou patch. O próprio console atua de modo que o jogo rode de maneira mais fluída e sem alterações na resolução ou no modo como a jogabilidade acontece.

Como funciona, afinal?

Assim como já acontece com o Auto HDR, é o Xbox Series X e S quem vai executar o FPS Boost, sem que as desenvolvedoras precisem fazer nada. Tecnicamente, o processo até que é simples e faz com que todo o poderio dos novos consoles entre em ação, principalmente do Xbox Series S, que está rodando as versões do Xbox One e One S, claramente inferiores às do Xbox One X, que rodam no Series X.

Imagem: Microsoft
Imagem: Microsoft
Continua após a publicidade

O FPS Boost faz com que a API Direct 3D rode muito mais rápido nesses videogames, por isso o jogo, que normalmente está em 30 FPS, pode ir para 60 FPS ou até 120 FPS. Isso é possível graças ao hardware ultrapotente dos novos consoles, que são bem mais rápidos do que os antigos.

O exemplo mais assustador dessa primeira leva de games é de New Super Lucky's Tale, um game de aventura/plataforma do Xbox Game Studios que está no catálogo do Xbox Game Pass. Com o FPS Boost ativado, o game roda a 120 FPS tanto no Series X quanto no Series S, com a diferença ficando apenas na resolução, que no console mais potente fica nos 4K nativos e no menor em 1080p.

Imagem: Eurogamer
Imagem: Eurogamer

Veja a lista inicial de jogos compatíveis com o FPS Boost:

Continua após a publicidade
  • Far Cry 4
  • New Super Lucky’s Tale
  • Sniper Elite 4
  • UFC 4
  • Watch Dogs 2

Quais jogos serão compatíveis?

A Microsoft disse que, inicialmente, apenas os jogos do Xbox One serão trabalhados para receber esse recurso. Isso porque os games de Xbox 360 e do Xbox original podem não se dar tão bem rodando em taxas de quadros maiores, já que suas engines antigas não estariam preparadas para um avanço tão grande, o que certamente afetaria o gameplay.

Para deixar os usuários do Xbox Series X e S mais animados, a empresa promete, no entanto, que a maioria dos games que aparecerão em breve com esse recurso estarão no Xbox Game Pass. Além de New Super Lucky's Tale, Sniper Elite 4 também está rodando melhor agora, com taxas de quadros a 60FPS em ambos consoles.

Continua após a publicidade

De acordo com a Microsoft, a partir de março você poderá ir para a seção “Gerenciar jogo” para qualquer game, onde será apresentado um novo botão “Opções de compatibilidade”, que permitirá que você ligue ou desligue o FPS Boost (bem como Auto HDR). Também haverá um novo indicador informando quando um jogo está sendo executado com FPS Boost sempre que você pressionar o botão Xbox em seu controle. Você decide como deseja jogar seus jogos favoritos, seja em sua forma original ou com FPS Boost.