Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os melhores jogos de plataforma do Xbox Game Pass

Por| 03 de Fevereiro de 2021 às 10h14

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Jogos no estilo plataforma são aqueles em que, geralmente, controlamos determinado personagem em ambientações side scrolling e que devemos superar obstáculos, enfrentar diversos inimigos ou, simplesmente, resolver situações para "passar de fase". Esse tipo de game geralmente tem um tom mais casual, mas nem sempre isso quer dizer que eles sejam fáceis de jogar.

Quem vivenciou as décadas de 1980 e 1990 nos videogames sabe bem do que estou falando. Franquias como Castlevania, Super Mario World, Donkey Kong Country, Sonic, entre outras, moldaram esse gênero e até hoje fazem com que inúmeros jogos sejam lançados com essa inspiração.

Para os assinantes do Xbox Game Pass, o serviço de jogos por assinatura da Microsoft, o gênero plataforma é muito bem representado por jogos dos mais variados tipos, dificuldades e estilos. O grande diferencial, em alguns casos, não é apenas a jogabilidade bem feita e nostálgica, mas também enredo e level design, corrigindo um pouco os defeitos das décadas passadas.

Continua após a publicidade

Para ilustrar o quão bem representado é esse gênero no serviço, separamos os cinco melhores jogos para que você possa aproveitar.

5. Hollow Knight

Desde 2017 presente em diversas plataformas, Hollow Knight representa muito bem o estilo metroidvânia. Aqui controlamos The Knight e temos que explorar um reino em ruínas, hoje habitado por insetos, para livrá-lo de uma infecção causada por alguma entidade desconhecida.

Continua após a publicidade

Como bom metroidvânia, a quantidade de inimigos é enorme e precisamos, à medida em que avançamos, aprender novas habilidades para conseguir chegar nas demais fases — que são muitas, diga-se de passagem.

Além de contar com uma progressão bem feita, os gráficos são lindos e há muitas situações desafiadoras, como os chefes e, claro, determinadas partes das fases que vão te fazer gastar muito tempo.

Hollow Knight está disponível para assinantes dos consoles e PC.

Continua após a publicidade

4. Celeste

As aventuras de Madeline em Celeste são encantadoras e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Esse game traz uma jogabilidade mais clássica, pautada em agilidade e saltos para vencer os obstáculos e escalar a montanha, principal objetivo do jogo. Além disso, as habilidades da protagonista são bem místicas, trazendo um tom mais lúdico para a progressão, bem como os inúmeros puzzles presentes nos cenários.

Continua após a publicidade

Sucesso absoluto de crítica, Celeste foi desenvolvido pelos canadenses Matt Thorson e Noel Berry, com arte feita pelo estúdio brasileiro MiniBoss.

Celeste está disponível para assinantes nos consoles e no PC.

3. Katana Zero

Katana Zero pode ser considerado o jogo mais desafiador dessa lista. Aqui, morrer será algo constante, já que não há barrinhas de vida ou energia, ou seja: foi golpeado, já era. Mesmo assim, é um dos melhores game do gênero plataforma presentes no Xbox Game Pass, um grande acerto da Devolver Digital.

Continua após a publicidade

Munido de uma poderosa espada, você vai navegando por fases incrivelmente bem pensadas e com inúmeros obstáculos. Será necessária muita destreza e habilidade para encarar os inimigos e fazer uso do cenário para executá-los.

Sucesso de crítica, Katana Zero chegou, inicialmente, ao PC, mas também pode ser jogado nos consoles.

Continua após a publicidade

2. Dead Cells

Mesclando perfeitamente os estilos rogue/metroid, Dead Cells, além de extremamente desafiador, é altamente punitivo. Aqui controlamos uma espécie de cadáver que precisa sair de uma masmorra. Para isso, teremos que enfrentar uma série de inimigos habilidosos em uma progressão que pode ser considerada uma das melhores do gênero.

O grande ponto do game, porém, e que aumenta seu fator replay, é o fato de você, ao morrer, perder tudo o que conquistou no estágio, principalmente as células, uma espécie de moeda que você usa no jogo para comprar suas melhorias, no melhor estilo RPG.

Continua após a publicidade

Lançado oficialmente pela Motion Twin em 2018, Dead Cells está disponível para os assinantes dos consoles e do PC.

1. Ori and the Will of the Wisps

Segundo jogo da franquia, Ori and the Will of the Wisps é figura carimbada em diversas listas aqui no Canaltech, não apenas por ser um dos melhores jogos no estilo metroidvânia já feitos, mas também por ser um deleite visual e de jogabilidade.

Continua após a publicidade

Aqui, novamente temos que controlar Ori, que deve enfrentar os desafios de um novo mundo repleto de desafios, lembranças, puzzles e inimigos.

Continua após a publicidade

O jogo, que foi um dos mais elogiados em todos os tempos dentro da plataforma Xbox, ganhou versão otimizada para o Xbox Series X e S. Além disso, claro, está disponível no PC.