Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA comemora principais conquistas de 2023 em novo vídeo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Dezembro de 2023 às 09h13

nasa
nasa
NASA
Tudo sobre NASA
Continua após a publicidade

Durante 2023, a NASA trabalhou sem medir esforços em missões históricas, pesquisas inovadoras e estudos que cada vez mais conduzem a humanidade a uma compreensão maior sobre seu lugar no universo. Para comemorar, a agência compartilhou um vídeo mencionando as principais realizações desse ano.

Entre as comemorações, a NASA menciona em seu novo vídeo o aniversário da Estação Espacial Internacional (ISS) — são 25 anos mantendo em órbita uma das maiores construções da história da humanidade, com a colaboração de nações como Rússia, Canadá e Japão.

Ali, na ISS, os astronautas também realizam suas próprias façanhas pessoais, como é o caso de Frank Rubio, da NASA. Ele bateu o recorde de permanência no espaço, somando 371 dias consecutivos no laboratório orbital.

Já o telescópio James Webb celebrou o seu primeiro ano de ciência em julho, com uma imagem que deixaria o mais habilidoso com as palavras sem adjetivos capazes de descrevê-la. A foto de estrelas nascendo no complexo de nuvens Rho Ophiuchi foi inclusive selecionada pela Nature como uma das melhores do ano.

“A NASA faz grandes coisas”, disse Bill Nelson, administrador da NASA, no vídeo. "Coisas que nos inspiram. Coisas que nos unem. Coisas que mostram que nada está além do nosso alcance".

Berçário estelar nas nuvens de Rho Ophiuchi fotografado pelo telescópio James Webb (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, CSA)
Berçário estelar nas nuvens de Rho Ophiuchi fotografado pelo telescópio James Webb (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, CSA)

No que diz respeito à exploração espacial, Nelson fala com muito orgulho da missão OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer), que trouxe uma amostra de material da superfície do asteroide Bennu para a Terra. Essa é a primeira vez que os EUA realizam esse tipo de tarefa.

Continua após a publicidade

Ainda interessada em estudar as rochas do nosso quintal cósmico, o Sistema Solar, a NASA também colocou em prática os planos da missão Psyche, lançada para estudar o asteroide homônimo que possui 82% de metal em sua composição.

Por fim, a agência espacial avançou nos preparativos para a missão Artemis II, que levará humanos à órbita lunar pela primeira vez desde o programa Apollo, encerrado na década de 1970. O vídeo relembra os testes e a instalação dos motores dos foguetes, o preparo da cápsula Orion e a apresentação dos astronautas selecionados.

O vídeo inspirador é mais que uma celebração dos avanços da agência espacial, é também um lembrete do que ainda está por vir. A futura presença da humanidade na Lua é apenas um passo para ir ainda mais longe. “Este é o poder do nosso programa espacial”, disse Nelson. “Ele une as pessoas. Ele as une. Juntos iremos à Lua, a Marte e além”.