É assim que astronautas veriam Marte se estivessem na órbita do planeta
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •
O orbitador Odyssey, da NASA, tirou novas fotos de Marte que revelam o planeta de um jeito para lá de diferente. A sonda fez uma série de imagens panorâmicas, que mostraram aos cientistas a curvatura da paisagem marciana sob espessas camadas de nuvens e poeira.
- Mistérios de Marte: 5 perguntas sobre o Planeta Vermelho ainda sem respostas
- Saiba como surgiram as luas de Marte
Para produzir o registro, o Odyssey capturou 10 imagens panorâmicas enquanto estava a 400 quilômetros da superfície, altitude semelhante àquela da Estação Espacial Internacional em sua órbita ao redor da Terra.
Você confere o resultado abaixo:
Jonathon Hill, líder de operações da câmera do Odyssey, comentou que, “se houvesse astronautas em órbita sobre Marte, esta é a perspectiva que eles teriam”. “Nenhuma espaçonave em Marte jamais teve esta vista antes”, finalizou.
Esta visão é pouco comum porque consegui-la não é nada fácil. Para tirar fotos, os engenheiros da NASA e da Lockheed Martin Space planejaram as observações com o instrumento THEMIS durante três meses.
Ele é um dispositivo sensível ao calor, sendo capaz de mapear gelo, rochas, areia, poeira e até mudanças de temperatura na superfície de Marte. Por isso, os cientistas quiseram usá-lo para conseguir uma visão completa da atmosfera do planeta, que poderia ajudá-los a melhorar os modelos da atmosfera marciana.
Foto da lua Fobos
Para aproveitar ao máximo a oportunidade, a equipe da missão também tirou fotos de Fobos, uma das luas de Marte, e a registraram em um ângulo e em iluminação diferentes do comum. “Isso torna [a foto] parte única do nosso conjunto de dados de Fobos”, disse Hill.
A nova imagem vai ajudar os cientistas a entenderem melhor a composição e as propriedades desta lua. Assim, os dados podem ajudar a dar um fim às dúvidas sobre se Fobos é um asteroide capturado ou se fez parte da estrutura de Marte.
Fonte: NASA