Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volkswagen detalha sua nova plataforma para carros elétricos mais baratos

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Setembro de 2021 às 10h00

Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen
Continua após a publicidade

A versão encurtada da Matriz de Acionamento Elétrico Modular, ou MEB-Small, foi apresentada pela Volkswagen na última sexta-feira (10) no IAA 2021, Salão de Mobilidade que está sendo realizado em Munique. O “small” (pequeno, em português) foi adicionado ao nome justamente para deixar claro que ela foi desenvolvida especialmente para os carros compactos, como o ID.Life.

A principal mudança em relação à MEB convencional é a tração dianteira, já que a anterior abrange tanto a integral quanto a traseira. A ideia é colocar a MEB-Small em uso a partir de 2025, data prevista pela Volkswagen para começar a ofertar veículos elétricos mais acessíveis e não mais baseados em modelos a combustão, como o e-up.

Imagem: Divulgação/Volkswagen
Imagem: Divulgação/Volkswagen

As informações da marca apontam que os futuros carros elétricos mais “baratos” podem custar entre 20 mil e 25 mil euros, ou seja, entre R$ 123 mil e R$ 154 mil, na conversão atual. O primeiro seria referente ao modelo com bateria de 48 kWh e alcance de 300 quilômetros. O segundo corresponderia à variante equipada com bateria mais potente, de 62 kWh, e 400 quilômetros de autonomia.

ID.Life

Imagem: Divulgação/Volkswagen
Imagem: Divulgação/Volkswagen

O ID.Life, que dividiu os holofotes com a MEB no Salão de Mobilidade, deverá ter, em sua versão topo de linha, um motor elétrico de 172 kW, potência equivalente a 233 cv, com torque de 290 Nm (29,5 kgfm). As mais baratas, por sua vez, possivelmente serão disponibilizadas com motores menos potentes, ainda não revelados.

Continua após a publicidade

A apresentação do conceito revelou também que o carregamento rápido do ID.Life será capaz de garantir uma autonomia de até 163 quilômetros (40%), com apenas 10 minutos plugado na energia. A ficha técnica do ID.Life, obtida pelo pessoal do Inside EVs, revelou praticamente tudo sobre o elétrico que é a grande aposta da marca para entrar forte no mercado.

Ficha técnica

Continua após a publicidade
Imagem: Divulgação/Volkswagen
Imagem: Divulgação/Volkswagen
  • Autonomia: cerca de 400 km de alcance WLTP
  • Bateria: 62 kWh (utilizável 57 kWh)
  • Aceleração: 0-100 km/h em 6,9 segundos
  • Velocidade máxima: 180 km/h
  • Tração: Dianteira (MEB eco tração dianteira)
  • Potência máxima: 172 kW (234 cv) e 290 Nm de torque
  • Carregamento rápido: até 163 km em 10 minutos
  • Dimensões: 4.091 mm (comprimento), 1.845 mm (largura), 1.599 mm (altura) e 2.650 mm (entre-eixos)
  • Pneus: 235/45 R20
  • Porta-malas: 410 a 1.285 litros

Fonte: Inside EVs, Motor1, Volkswagen