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O que é o sistema ADAS e como ele funciona?

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Agosto de 2023 às 08h30

Rawpixel.com/Freepik/CC
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Em tempos de carros cada vez mais inteligentes e com o desenvolvimento dos sistemas de direção autônomos a todo vapor, você certamente já deve ter ouvido falar que “tal modelo” é equipado com ADAS nível 1, nível 2 ou nível 2+, certo? Mas o que é o sistema ADAS?

A sigla ADAS vem da expressão em inglês Advanced Driver Assistance Systems que, em bom português, significa Sistema Avançado de Assistência ao Condutor.

Como o próprio nome diz, o sistema ADAS é um pacote de recursos desenvolvido para tornar a condução do carro mais inteligente e, claro, mais segura para o condutor e demais ocupantes. Como ele funciona? É isso que o Canaltech vai explicar nesse conteúdo.

Sistema ADAS reúne recursos para tornar condução do veículo mais segura e inteligente (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash/CC)
Sistema ADAS reúne recursos para tornar condução do veículo mais segura e inteligente (Imagem: Jonas Leupe/Unsplash/CC)

Recursos do sistema ADAS

O sistema ADAS é formado por uma série de recursos, alguns deles mais simples, outros mais complexos, que até há bem pouco tempo eram encontrados somente em carros premium.

Veja a seguir quais os principais deles.

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Sensores de estacionamento

Considerado nível 0 em ADAS, o sensor de estacionamento tem a função pura e simples de detectar objetos próximos aos carros e informar a distância deles aos motoristas. Podem funcionar com ou sem o auxílio de câmeras.

Blind Spot Monitoring System: BLIS (Monitoramento de Ponto Cego)

O monitoramento de ponto cego é o mais básico dos recursos do sistema ADAS, assim como os sensores de estacionamento. O principal objetivo desse recurso é detectar objetos que não aparecem no ângulo “normal” dos espelhos retrovisores.

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Monitoramento de ponto cego é um dos recursos mais básicos do ADAS (Imagem: Divulgação/Chevrolet)
Monitoramento de ponto cego é um dos recursos mais básicos do ADAS (Imagem: Divulgação/Chevrolet)

Leitura de placas de trânsito

Um pouco mais “inteligente” que o sensor de estacionamento e o monitoramento de ponto cego, o leitor de placas de trânsito identifica a velocidade máxima das vias e avisa ao motorista caso ele a ultrapasse.

Rear Cross Traffic Alert (RCA)

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O chamado alerta de tráfego traseiro agora é mais comum em carros fora do segmento premium e, por isso, também se encaixa no Nível 0 de condução autônoma. Ele é composto por radares e tem como principal objetivo sinalizar ao motorista sobre objetos que cruzam atrás do veículo.

Brake Assist System (BAS)

O assistente de frenagem de emergência pode ser considerado tipo 0 ou 1 de EDAS, pois ajuda a detectar aproximação repentina de carros ou objetos e, com isso, acionar automaticamente os freios para evitar acidentes.

Carros fora do segmento premium já contam com vários recursos do sistema ADAS (Imagem: Divulgação/Nissan)
Carros fora do segmento premium já contam com vários recursos do sistema ADAS (Imagem: Divulgação/Nissan)
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Adaptive Cruise Control (ACC)

O controle de cruzeiro adaptativo é um recurso ADAS cada vez mais comum, mesmo em carros de entrada. Ele age de forma a controlar a velocidade e a aceleração do veículo para “seguir” os movimentos do que está à frente.

Estacionamento automático (Park Assist)

Considerado nível 2 de ADAS, esse recurso, quando acionado, ajuda o motorista a identificar uma vaga e, sem sua interferência, toma o controle da direção e aceleração do veículo para estacioná-lo.

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Lane Keeping System (LKS)

O famoso assistente de permanência em faixa é uma mão na roda para os motoristas que simplesmente ignoram a existência da alavanca que existe em todos os carros para sinalizar convergências ou mudanças de faixa. Ele é composto somente por câmeras e também atua para corrigir a trajetória do veículo.

Assistente de permanência em faixa é bem útil para situações do dia a dia (Imagem: Freepik/CC)
Assistente de permanência em faixa é bem útil para situações do dia a dia (Imagem: Freepik/CC)

Sistema ADAS: Como ele funciona?

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Agora que você já entendeu o que é o sistema ADAS e quais os principais recursos que fazem parte do pacote de assistência ao motorista, chegou a hora de responder mais uma pergunta crucial: como ele funciona?

A resposta, na verdade, não é tão complicada. O sistema ADAS funciona por meio de câmeras, sensores e radares tipo LiDAR posicionados em pontos diversos do veículo.

O principal papel do ADAS é o de monitorar o modo que o motorista conduz o carro e, por meio dos recursos embarcados, tomar ações de forma autônoma e inteligente para amenizar e, em alguns casos, até mesmo impedir colisões ou acidentes.

Radares e câmeras do pacorte ADAS fazem leitura do entorno do veículo e evitam acidentes (Imagem: Freepik/CC)
Radares e câmeras do pacorte ADAS fazem leitura do entorno do veículo e evitam acidentes (Imagem: Freepik/CC)
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Os recursos embarcados freiam, aceleram e desviam de objetos, pessoas ou outros veículos, dependendo do pacote que cada carro oferece e da quantidade de câmeras e sensores inclusos nele.

Diferentes níveis de ADAS

De acordo com a SAE (Sociedade de Engenharia Automotiva) por meio da norma J3016, existem 6 tipos diferentes de ADAS, classificados do nível 0 ao nível 5. Nós já tratamos do assunto aqui no Canaltech, mas, se você não teve a chance de acompanhar esse conteúdo, vamos listá-los novamente.

São eles:

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Nível 0

O nível 0 contempla recursos como monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento e alertas de mudança de faixa, já presentes em modelos fora do segmento premium.

Nível 1

O nível 1 do pacote ADAS já inclui itens como piloto automático, que mantém velocidade, ou a frenagem automática de emergência.

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Nível 2

Aqui já temos sstema de permanência em faixa e auxiliares para estacionar o carro automaticamente como integrantes do pacote.

Assistente de permanência em faixa é parte do pacote nível 2 do ADAS (Imagem: Macrovetor/Freepik/CC)
Assistente de permanência em faixa é parte do pacote nível 2 do ADAS (Imagem: Macrovetor/Freepik/CC)

Nível 3

O nível 3 do ADAS, na verdade, ainda é embrionário, pois, na teoria, dispensa a presença do motorista humano, que precisaria apenas monitorar o que a máquina faz no trânsito.

Nível 4

O nível 4 é ainda mais avançado e, além de toda a independência do anterior, também "pediria" a ajuda do motorista caso identificasse situações que não conseguisse resolver.

Nível 5

O sonho de consumo de muitas empresas é o nível 5, que transformará todos os ocupantes do carro em meros passageiros. Apesar de alguns testes estarem sendo realizados com robô-táxis, ainda é um sonho distante para grande parte da população e das montadoras.