Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google Drive libera anotações em PDFs no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2023 às 13h14

Envato/cavanimages
Envato/cavanimages
Continua após a publicidade

O Google Drive para Android recebeu um recurso que permite escrever ou desenhar à mão livre em um arquivo PDF. A ferramenta libera as anotações sem precisar editar o PDF, com o dedo na tela ou uma caneta stylus.

O mais interessante é fazer esses esboços na própria plataforma de armazenamento em nuvem, sem o uso de um leitor de PDF ou app externo. Os ajustes devem ser salvos automaticamente, o que é ótimo para quem precisa revisar um documento durante o trajeto para uma reunião ou no voo.

Assim que a sua conta for contemplada, será possível notar um botão de ação flutuante em forma de caneta ao executar um arquivo PDF. Essa opção fica ali no canto inferior direito da tela e pode ser tocada à qualquer momento para abrir as opções de desenho/anotação.

Usuários do Drive no Android poderão fazer anotações em PDFs diretamente pelo serviço (Imagem: Envato/DragonImages)
Usuários do Drive no Android poderão fazer anotações em PDFs diretamente pelo serviço (Imagem: Envato/DragonImages)

Como funciona o marcador de PDFs do Google Drive?

É possível escolher diversas opções de customização, tais como a cor da caneta — vermelha, preta, azul ou verde — e a espessura do traço, que varia entre 8 e 40 px. Um marcador de texto também está disponível nas cores amarelo, verde, azul ou roxo, juntamente com uma borracha para apagar traços feitos por engano.

A ferramenta conta ainda com o velho recurso "desfazer e refazer", além de um modo de visualização para ocultar as edições mostradas. Você pode trocar esses ajustes enquanto usa, o que possibilita diferentes combinações para destacar coisas no arquivo.

Continua após a publicidade

As anotações feitas podem ser salvas diretamente no arquivo ou em uma cópia nova, o que é perfeito para revisores e professores que corrigem provas. Há também a opção de incluir o recurso na Barra de Ferramentas ou na lateral da tela, conforme seu gosto ou frequência de utilização.

Quando chegam as anotações em PDFs do Drive?

A nova função chegará para todos que baixarem ou atualizarem seu Google Drive para a versão mais recente. É preciso ter o Android 6.0 (Marshmallow) ou superior no dispositivo para desfrutar das anotações em PDFs.

O recurso é parte das nove melhorias anunciadas pelo Google para Android e Wear OS durante o Mobile World Congress (MWC) na última segunda-feira (27). Os responsáveis pela plataforma de armazenamento online trabalham para tornar o app cada vez mais útil, além do mero repositório de mídias e documentos.

Continua após a publicidade

A última grande atualização do software ocorreu quando foi liberada a criptografia de backups de conversas do WhatsApp. A adição criou uma espécie de camada extra de proteção para impedir o acesso de terceiros não autorizados aos textos e mídias trocados em bate-papos do mensageiro, que salva tudo no Google Drive para eventual restauração.