Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dano causado pela Apple à indústria é irreparável, acusa criador do Telegram

Por| 12 de Agosto de 2022 às 11h18

Reprodução/TechCrunch
Reprodução/TechCrunch
Telegram
Tudo sobre Telegram
Continua após a publicidade

Mais uma vez o criador do Telegram Pavel Durov tece duras críticas à Apple. Em seu meio de comunicação tradicional — seu canal oficial no Telegram, obviamente —, o empresário e programador russo chamou de “obscuro” o processo de avaliação da Maçã de cada atualização que é distribuída ao iOS via App Store.

Após celebrar a jornada do Telegram como uma ferramenta que “aprimora a forma de comunicar de centenas de milhões de pessoas”, ele elenca as Big Techs, em especial a Apple, como entraves à evolução ainda mais rápida da plataforma.

“A única coisa desencorajadora é que comumente ficamos incapazes de distribuir as novas versões do Telegram devido ao ‘processo de análise’ obscuro imposto aos apps mobile pelos monopólios de tecnologia”, escreveu.

“Por exemplo, nossa próxima atualização — que está prestes a revolucionar a forma como as pessoas se expressam via mensagem — ficou presa por duas semanas sob ‘análise’ da Apple, sem explicação ou qualquer feedback fornecido pela empresa”, bradou o executivo do Telegram.

Se tá ruim para o Telegram…

Na sequência de sua mensagem, Durov manda um famigerado “se tá ruim para nós, imagine para a classe média”. Não com essas palavras, obviamente, mas o criador de um dos principais rivais do WhatsApp no mundo pondera sobre as dificuldades que desenvolvedores menores devem passar.

“Se o Telegram, um dos 10 apps mais populares do mundo, recebe este tratamento, imagine as dificuldades experimentadas por desenvolvedores menores”, registrou Durov. “A situação não é apenas desmoralizadora: ela causa perdas financeiras para centenas de milhares de aplicativos móveis em todo o globo”, atacou.

Continua após a publicidade

Como não poderia deixar de ser, Durov termina sua crítica reforçando sua postura contrária à taxa dos 30% cobrada por Google e Apple de todo mundo que vende alguma coisa via Play Store e App Store, respectivamente.

“Esse problema está no topo da taxa de 30% que Apple e Google cobram de desenvolvedores — a qual, segundo eles, supostamente existe para pagar por recursos necessários para analisar aplicativos”, provocou o executivo russo.

“Reguladores na União Europeia e nos demais locais começam lentamente a olhar para essas práticas abusivas”, celebrou Durov”. Mas o dano econômico que já infligido pela Apple na indústria tech não pode ser desfeito”, finalizou de maneira contundente o criador do Telegram.

Confira, abaixo, a postagem completa (em inglês) de Durov:

Continua após a publicidade

Treta antiga

Esta não é a primeira vez que Durov ataca a Apple. Nos últimos anos, ele já acusou a empresa cofundada por Steve Jobs de "destruir startups" com suas taxas consideradas por ele como abusivas e também disse que usuários de iPhone se tornam "escravos" da Maçã.