Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rede para encontrar celular Android mesmo desligado está pronta para lançamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Dezembro de 2022 às 15h56

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Continua após a publicidade

O Google pode estar muito perto de lançar o concorrente para o serviço Buscar (Find My) da Apple, que permite a localização de aparelhos, mesmo quando estão sem internet ou com o Bluetooh desligado. A rede, uma expansão do recurso Find My Device, pode ajudar proprietários de celulares e tablets com Android a encontrar dispositivos perdidos ou roubados.

As notas de atualização do Google Play System de dezembro de 2022 fazem referência ao novo sistema de monitoramento. O texto ainda menciona que o Find My Device (Encontre meu dispositivo, em português) usará uma estrutura focada em privacidade, sem expor dados pessoais do usuário.

Será possível localizar qualquer dispositivo perdido, mesmo desligado ou desconectado da internet (Imagem: Reprodução/Google)
Será possível localizar qualquer dispositivo perdido, mesmo desligado ou desconectado da internet (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo o documento, seria coletada a última localização conhecida para ser enviada criptografada aos servidores do Google. Como a menção já estava na atualização mensal dos serviços, pode-se afirmar que a novidade chegará como um complemento para o sistema, em vez de vir como um recurso exclusivo do Android 13.

Ainda não houve nenhum anúncio oficial, portanto tudo é mera especulação. É provável que a empresa criadora do Android se manifeste futuramente, assim que tudo estiver 100% pronto para o público.

Evolução do "Encontre meu dispositivo"

O Google já trabalha no aprimoramento desde 2021, mas nada tinha sido falado desde então. Sempre que um dispositivo é marcado como perdido, ele começará a enviar sinais por Bluetooth para torres de celular nas proximidades, mesmo que esteja desligado.

Continua após a publicidade
A nova rede é inspirada no iOS e deve oferecer uma solução semelhante no Android (Imagem: Reprodução/Google)
A nova rede é inspirada no iOS e deve oferecer uma solução semelhante no Android (Imagem: Reprodução/Google)

O Android já tinha um recurso similar de localização, porém não era tão preciso quanto esse. Pelo site do "Encontrar meu dispositivo", o usuário consegue rastrear a posição, a rede conectada e até o percentual de bateria. No entanto, esse sistema usa a conexão com a internet para funcionar, o que é pouco útil em caso de roubo ou furto, já que o criminoso desliga o aparelho.

Outras novidades do update do Google Play System

A atualização também afetou o aplicativo Carteira do Google para oferecer suporte à Driver's License (Carteira de Motorista) de condutores de alguns estados dos Estados Unidos. Isto é um indício positivo de que o aplicativo está ganhando mais funcionalidades lá fora, embora improvável que isso chegue ao Brasil tão cedo.

Continua após a publicidade

Também passam a ser suportadas as chaves digitais para carros, que possibilitam destrancar e dirigir automóveis apenas com o celular. Essa mudança estava prevista no pacotão de fim de ano do Android.

Chaves digitais de carro poderão ser salvas no Android (Imagem: Reprodução/Google)
Chaves digitais de carro poderão ser salvas no Android (Imagem: Reprodução/Google)

Usuários também poderão arquivar aplicativos que não utilizam mais. O recurso, copiado do iOS, permite liberar espaço do armazenamento sem perder os dados do app ou jogo salvos localmente. Quem desejar reutilizar o programa deverá apenas reinstalá-lo para continuar de onde parou.

O arquivamento de aplicativos começou a chegar para alguns usuários no final de novembro, com o lançamento da Play Store 33.4, mas será expandido a partir de agora. Para quem possui telefones com configurações mais modestas ou pouco espaço de armazenamento, a novidade deve ser muito comemorada.

Continua após a publicidade

Lembre-se de atualizar o seu Android, seja ele puro ou modificado com versões de fabricantes, assim que o update chegar para desfrutar as melhorias. Essas atualizações de sistema costumam ser liberadas para quase todos, inclusive quem está em versões anteriores, portanto é importante instalá-las para ficar em dia.