Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a função da tecla Caps Lock do teclado?

Por| Editado por Bruno Salutes | 24 de Maio de 2022 às 19h00

Link copiado!

Unsplash/Akshay
Unsplash/Akshay

Embora você a utilize com muita frequência, provavelmente já quis saber exatamente qual a função da tecla Caps Lock. Disponível no lado esquerdo do seu teclado, o botão permite o uso contínuo de letras maiúsculas.

Para entender um pouco mais do seu funcionamento, reunimos essas e outras informações, como o seu significado, outras maneiras dela ser chamada, como ativá-la ou o que fazer se ela não funciona. Confira!

Para que serve a tecla Caps Lock?

Continua após a publicidade

De modo geral, a tecla Caps Lock (às vezes conhecido como Shift Lock, Fixa ou “Trava Maiúsculas” em tradução livre), é usada para manter ativado ou desativado o modo de caixa alta do teclado, fazendo com que as letras fiquem todas maiúsculas, sem ter que necessariamente deixar pressionada a tecla Shift o tempo inteiro.

Essa, inclusive, é a principal diferença entre o Shift e o Caps Lock, já que o segundo permite uma maior mobilidade e agilidade na digitação, sem ter que ficar com nenhum dedo pressionando uma tecla — embora o Shift também tenha outras funções.

A história do Caps Lock

A história do Caps Lock está diretamente ligada à do Shift, que foi desenvolvido e incorporado nas máquinas de escrever em 1878 para destacar trechos do texto e digitar letras em tamanhos maiores. No entanto, isso gerou um problema: digitar trechos contínuos exigia que os datilógrafos ficassem segurando a tecla continuamente.

Pensando nisso, foi lançado em 1914, no modelo Remington Junior, a tecla Shift Lock, e seu objetivo era justamente resolver esse problema: “travar o Shift”. Juntamente com isso, os computadores com teclados inspirados nas máquinas de escrever também passaram a trazer a tecla.

O primeiro modelo a trazer a tecla em sua composição foi o Datapoint 2200, em 1970. Porém, a tecla só se tornou padrão com o lançamento do IBM Model M em 1984, que acabou determinando o layout que mais usamos atualmente.

Atualmente, o botão já está completamente imerso em nossa cultura, mas é importante usá-lo com precaução, já que, com o advento das redes sociais, usar todas as letras maiúsculas ao mesmo tempo pode dar a impressão de que “VOCÊ ESTÁ GRITANDO”. E isso pode ser considerado falta de educação ou até agressivo.

Continua após a publicidade

Tem como ativar o Caps Lock sem teclado?

Embora esteja presente em todos os teclados físicos, mesmo que com nomes diferentes, ainda assim é possível ativar o Caps Lock sem um. Basta apenas usar o teclado virtual no Windows.

O que fazer quando o Caps Lock não funciona?

Se a sua tecla apresenta algum problema, há algumas soluções para tentar solucionar o problema:

Continua após a publicidade
  1. Veja se a tecla está mal posicionada;

  2. Teste a tecla em programas diferentes;

  3. Tente usar um teclado diferente — o atual pode estar danificado;

  4. Atualize os drivers do teclado;

  5. Reinicie seu dispositivo para resolver erros momentâneos.

Agora você já sabe qual a função da tecla Caps Lock. Se for do seu interesse, talvez queira saber mais sobre outras teclas, como AltGr, Fn, Insert, Num Lock ou Scroll Lock.