Para que serve a tecla Shift do teclado? Nós explicamos
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno Salutes |
Representada por uma seta apontada para cima, a tecla "Shift" está presente em teclados físicos e virtuais. É muito comum utilizá-la sem mesmo saber a sua origem ou o significado nesse nome. Afinal, para que serve essa tecla?
"Shift" é considerada uma tecla modificadora, assim como o "Control", "Alt" e "Option". Quando pressionada individualmente, não gera nenhum resultado, mas altera a função de um comando quando é pressionada junta de outra tecla. O seu uso mais comum é feito para alterar entre letras maiúsculas e minúsculas durante a digitação: por padrão, as teclas digitadas são exibidas na forma minúscula. Entretanto, caso queira digitar a letra maiúscula, basta pressionar e segurar "Shift" e, em seguida, pressionar a tecla respectiva do caractere.
Outras funções da tecla Shift
O comando também é usado para digitar os caracteres posicionados na parte superior de cada tecla no seu teclado. Use como exemplo a tecla de número "1", que possui um ponto de exclamação acima. Se pressionar a tecla individualmente, o resultado é o caractere do número 1. Para digitar a pontuação, é necessário utilizar a "Shift". Em modelos convencionais de teclado, é possível encontrar duas teclas iguais, cada uma em um dos lados do aparelho. Essa distribuição é feita para facilitar a digitação.
- Por que a tecla Tab do teclado de um PC tem esse nome?
- Por que as teclas F e J de um teclado possuem um traço embaixo?
A tecla também é muito utilizada em atalhos do computador. No Windows, o comando "Shift" + "Delete" remove os arquivos permanentemente ao invés de enviá-los para a lixeira. Quando pressionada com a tecla "Tab", inverte a direção da tabulação das cédulas ou linhas.
Ainda no Windows, há a função como tecla de aderência, um recurso de acessibilidade que permite pressionar uma tecla por vez para executar comandos ou atalhos do teclado. Para ativar esse recurso, é necessário pressionar "Shift" por cinco vezes seguidas.
Por que existem duas teclas iguais?
É comum que os teclados físicos convencionais possuam duas teclas "Shift", posicionadas em cada lado do periférico. Ambas desempenham a mesma função, mas estão distribuídas nas extremidades para facilitar a digitação com todas as teclas. Em vez de fazer o comando com a mesma mão, é possível pressionar a "Shift" com uma mão e a letra com a outra.
Você conhecia esses usos da tecla? Comente!
Fonte: Computer Hope, Microsoft, PCMag