Por que as teclas F e J de um teclado possuem um traço embaixo?

Por que as teclas F e J de um teclado possuem um traço embaixo?

Por Guadalupe Carniel | Editado por Bruno Salutes | 29 de Maio de 2021 às 16h00
Florian Krumm/Unsplash

Desde quando você começou a utilizar o teclado do seu computador, deve ter percebido que as teclas “F” e “J” possuem uma saliência, um pequeno traço embaixo delas. Mas qual o motivo disso?

Porque as teclas F e J possuem um traço embaixo da letra

Estas saliências são conhecidas como Linhas de relevo e servem como referência para quem digita sem olhar para o teclado. Este ato é conhecido como toque de digitação. Estas teclas também servem para ajudar pessoas com deficiência visual, caso não possuam um teclado adaptado.

Além do “F” e “J”, o número “5” no teclado numérico também serve como guia, por ficar exatamente no meio dos números.

Este relevo está presente desde o tempo da máquina de escrever e foi projetado por engenheiros e reaproveitado por designers nos computadores. 

As teclas servem de referência para deficientes visuais e para quem escreve sem olhar (Imagem: Guadalupe Carniel/Captura de tela)

Como aprender a digitar mais rápido

Para quem quer começar a praticar a digitação sem olhar, deve começar a utilizar estas teclas como referência e posicionar os dedos indicadores nelas, sendo o esquerdo no F e o direito no J, assim fica mais fácil para localizar as demais letras do seu teclado.

Além disso, é possível utilizar programas para treinar a sua digitação, como o TypeFaster, KeyBlaze entre outros. Se quiser conhecer outras plataformas para aprender a escrever mais rápido, confira o nosso artigo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.