Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 dicas para resolver problemas com o teclado do PC

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Dezembro de 2021 às 21h00

Link copiado!

Daniel Trefilio/Canaltech
Daniel Trefilio/Canaltech

Não é nada legal quando um acessório para de funcionar ou dá defeito, mas, por sorte, a maioria dessas falhas podem ser identificadas rapidamente. Pensando nisso, o Canaltech separou sei dicas para resolver problemas com o teclado do PC. 

Como resolver problemas do teclado

Além de verificar se há problema em algum software ou no hardware, é possível que a sua máquina tenha sido infectada com algum malware.

Continua após a publicidade

1. Veja se o problema é no hardware ou no software

Embora o teclado seja um hardware, ele envia sinais que são processados por vários softwares. Por isso, antes de tudo, é importante identificar em que parte está o problema. Para isso, aperte todas as teclas em programas diferentes para ver como tudo reage em cada situação.

Se a tecla funciona em programa e no outro não, talvez seja um problema de software. Por via das dúvidas, feche e abra o programa novamente ou, em casos mais extremos, reinicie o computador. Outra solução é verificar se não há atualizações disponíveis para o aplicativo.

Para aqueles que utilizam um teclado USB, é interessante verificar a conexão das portas trocando o plugue de entrada ou até testando o dispositivo em outros aparelhos. Se o teclado não funcionou mesmo em outros dispositivos, então ele pode ser o problema.

Continua após a publicidade

2. Limpe o teclado

Alguns problemas de mal contato podem estar relacionados a sujeira, por isso é importante manter realizar limpezas constantes no aparelho. Passe um pincel ou pano macios entre as teclas, depois vire-o de cabeça para baixo e dê umas batidas na traseira — você pode se surpreender com o que sai dali.

3. Remova as teclas

Continua após a publicidade

Algumas limpezas mais pesadas no teclado incluem remover todas as teclas. Nesse caso, não se esqueça de fazer um mapeamento delas para não esquecer qual era o local correto de cada uma. Se o problema está em uma tecla só, existe a chance de que ela esteja mal posicionada, então tire-a de maneira cuidadosa, veja se há algum dano no componente de encaixe e insira a tecla de volta.

4. Use um teclado virtual

Se o seu teclado está trocando letras por números, esse bug pode ser resolvido rapidamente com o teclado virtual do Windows.

  1. Abra o menu Iniciar;
  2. Acesse “Configurações”;
  3. No menu esquerdo, vá em “Acessibilidade”;
  4. Ainda no menu à esquerda, clique em "Teclado"
  5. Ative a opção “Teclado virtual”;
  6. Pressione teclas aleatórias e verifique se o teclado físico voltou ao normal.
Continua após a publicidade

5. Atualize os drivers

Não são raras as vezes que um hardware para de funcionar por incompatibilidade com os drivers. Se nenhum dos itens acima foi capaz de resolver o problema, considere verificar se eles estão devidamente atualizados.

  1. Aperte as teclas Windows + R
  2. Digite devmgmt.msc e aperte Enter;
  3. Localize o item “Teclados” e expanda-o;
  4. Clique com o botão direito do mouse sobre “Teclado Padrão PS/2”;
  5. Selecione “Atualizar drive”.

6. Veja se há algum malware em seu PC

Continua após a publicidade

Mesmo usando um bom antivírus, nenhum dispositivo está ileso de ser infectado com algum tipo de malware que pode, entre outras coisas, impactar no funcionamento do teclado. Por isso é importante fazer a verificação com um programa qualificado e, caso encontre algum vírus, se livrar da ameaça o quanto antes.

Se, após testar as dicas para resolver problemas com o teclado, o problema não foi resolvido, considere fortemente procurar uma assistência técnica autorizada para levar o seu dispositivo e fazer uma análise mais detalhada.