Para que serve a tecla Insert do teclado?

Para que serve a tecla Insert do teclado?

Por Guadalupe Carniel | Editado por Bruno Salutes | 13 de Julho de 2021 às 22h30
javi_indy/envato

Os teclados possuem botões com recursos bem específicas e, muitos deles podem ser combinados e utilizados para mais de uma função. Mas algumas delas, por vezes, são poucas vezes apertadas pelos usuários, o que faz com que estas teclas acabem caindo no esquecimento.

Uma delas é a “Insert” (ou “Ins”, dependendo do seu teclado), que vem do inglês inserir e, geralmente, fica posicionada ao lado de “Delete”. Também é possível localizá-la na parte de teclado numérico, no botão 0, bastando desativar a tecla “Num Lock” para usar o “Insert”. Mas você sabe qual é a utilidade dela?

Para que serve a tecla Insert do teclado?

O botão “Insert” serve para configurar a escrita e ela tem dois modos: o de inserção e o de substituição (Overtype). Ou seja, letras podem ser adicionadas ao texto, seja acrescentando caracteres às palavras ou, ainda, sobrepondo a já escritos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A tecla Insert pode substituir ou ajudar a acrescentar caracteres aos seus textos em editores como o Word (Imagem: Christin Hume/Unsplash)

Se, ao você começar a escrever um texto em algum programa como o Word você precisa retornar a algum parágrafo para acrescentar texto e, ao iniciar, perceber que as palavras estiverem sumindo ao você digitar outras para complementar uma frase, é bastante provável que a tecla “Insert” esteja ativada, bastando apertá-la para desligar a função.

Ela vem desativada por padrão na maioria dos computadores, já que muitos usuários a ativam e, não sabem disso e nem como voltar ao padrão anterior de escrita.

Como ativar a tecla Insert?

Se você desejar usar, basta apertá-la. O mesmo serve para alternar entre os modos de substituição e inserção em textos. Como ela não tem uma luz para sinalizar se está ativa ou não, basta fazer um teste digitando dentro de algum editor de texto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.