Publicidade

Headset XR da Samsung ganha vídeo rodando Android XR; assista

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

Após a Samsung ter divulgado teasers do seu headset XR no último evento Galaxy Unpacked, o produto acaba de aparecer em detalhes em um novo vídeo do youtuber Marques Brownlee. O conteúdo revela características extras do vestível Project Moohan, além de sua parte de software rodando o inédito Android XR. 

Embora seja considerado como um potencial rival para o Apple Vision Pro, o Moohan tem características técnicas bastante distintas. Além disso, ele é esperado com preço mais baixo em comparação com a opção oferecida pela Maçã. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma das diferenças está no seu visual, que dispensa a projeção dos olhos de quem o usa, assim como o modelo da Apple faz. Há ainda uma proteção magnética removível que bloqueia a luz quando necessário, mas pode liberar a iluminação para melhorar o campo de visão. 

Seus controles físicos incluem um botão no canto superior direito, e comandos de volume ao lado esquerdo. Há ainda uma superfície sensível ao toque na seção direita da alça — por enquanto não há como afirmar se o Moohan virá com alguma espécie de joystick para as mãos.

Assim como ocorre no Apple Vision Pro, a bateria fica em uma parte separada do headset, com uma conexão por fio. Contudo, a opção da Samsung tem uma porta USB-C removível, que permite trocar o módulo imediatamente caso a carga se encerre. 

Veja abaixo o vídeo completo:

Android XR tem controle por gestos 

De forma semelhante ao visto no visionOS, sistema operacional do Apple Vision Pro, o Android XR terá suporte para controle por gestos. Eles servirão para redimensionar janelas, abrir apps e mais. 

Continua após a publicidade

O sistema terá suporte para a Google Play Store, loja de aplicativos do Android. Todos os programas presentes nela, incluindo aqueles voltados para celulares e tablets, poderão ser baixados no headset. 

Ele ainda trará suporte para inteligência artificial com o chatbot Gemini, incluindo a identificação contextual de imagens mostradas pelas câmeras do headset. Na prática, isso significa que será possível obter recomendações de direções com o Google Maps, a partir de um anúncio na TV ou um panfleto, por exemplo. 

Outro diferencial é a compatibilidade com o Circule para Pesquisar, que permite circular objetos e outros elementos no campo de visão, para obter informações sobre eles diretamente na tela. 

Continua após a publicidade

Ainda não há previsão de lançamento do Project Moohan, mas é esperado que o produto chegue às lojas ainda neste ano.

Leia mais

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*