Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WWDC 2015: atualização para Apple Watch traz apps nativos

Por| 08 de Junho de 2015 às 15h19

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Apple Watch Series 1 Sport 42mm

O primeiro dia da conferência para desenvolvedores da Apple, a WWDC 2015, está recheado de novidades, muitas delas relacionadas aos sistemas operacionais da empresa. Entre a nova versão do Mac OS X El Capitan e o iOS 9, a Maçã também revelou que preparou uma nova versão do watchOS.

Um dos pontos mais comentados sobre o Apple Watch após seu lançamento foi o fato dos aplicativos de terceiros serem muito lentos, isso porque eles rodam no iPhone em vez do próprio relógio, um processo que reduz a velocidade de transmissão de dados e tem deixado a experiência com o Apple Watch muito abaixo da expectativa.

Mas esse será um dos problemas resolvidos com a nova atualização do watchOS e do SDK (pacote de desenvolvimento de software) do gadget. Isso significa que agora os desenvolvedores para aplicativos poderão utilizar os inúmeros sensores do relógio e também a sua coroa digital para interagir com os seus apps.

Continua após a publicidade

A novidade já era esperada, tanto que o vice-presidente sênior de operações da empresa, Jeff Williams, já havia antecipado que esse seria um dos assuntos tratados na WWDC 2015.

Kevin Lynch, o vice-presidente de tecnologia da Apple, foi o responsável por apresentar as novidades trazidas pelo watchOS 2. A nova versão do sistema operacional traz uma série de aprimoramentos – incluindo novas funções de relógio, melhorias na comunicação, recursos de saúde, fitness, Apple Pay, Mapas e Siri.

Novos recursos

Com o update, o Apple Watch poderá mostrar o tempo de um voo, o nível da carga de um carro elétrico, ou mesmo simples placares esportivos. Basta escolher a informação que deseja ver diretamente no seu pulso.

Continua após a publicidade

Um novo recurso chamado "Viagem no Tempo" permitirá que os usuários girem a coroa digital do relógio para ver informações referentes aos períodos do dia que ainda estão por vir ou que já passaram, incluindo notas do calendário, previsão do tempo, entre outras coisas. Você pode ir para frente e para trás até 72 horas.

Outra novidade é o chamado "modo de cabeceira", que permite que a coroa digital seja utilizada como um botão lateral para fazer pausas em um alarme durante a manhã, por exemplo. Agora também é possível adicionar mais amigos e enviar novos textos e desenhos em diferentes cores diretamente do relógio, assim como o uso do Facetime.

Continua após a publicidade

Todos os novos recursos do Apple Pay também estão disponíveis no Apple Watch. Além de cartões de crédito e débito, agora é possível adicionar tudo, desde cartões de recompensa até cartões de marcas específicas.

Fitness e saúde

O watchOS 2 aumentou a integração com a Siri, que agora pode ser utilizada para iniciar e terminar treinos e atividades físicas, como um passeio de bicicleta ou uma corrida de 30 minutos ao ar livre. Além disso, também será possível compartilhar treinos e atividades no Facebook, Twitter, ou por mensagens.

Continua após a publicidade

Fotos e vídeos

Outra novidade visualmente interessante do relógio é o chamado Time-lapse, um recurso que mostra locais emblemáticos de todo o mundo filmados durante 24 horas. Além disso, o usuário também pode escolher uma imagem de fundo, que será sobreposta sobre a exibição das horas, ou então escolher um álbum completo para que as imagens se alternem todas as vezes que ele girar o pulso para olhar o visor.

Continua após a publicidade

Lançamento

O watchOS 2 permitirá que os desenvolvedores criem aplicativos que ofereçam grandes experiências aos usuários, dessa forma eles poderão fazer coisas como assistir e criar seus próprios vídeos para o Vine, ou então criar uma playlist para realizar suas atividades, por exemplo. O preview para desenvolvedores da nova versão do software estará disponível a partir de hoje (08), e a atualização gratuita para o público final em meados de setembro ou outubro.