Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 7 não vai mais receber atualizações de drivers via Windows Update

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Junho de 2021 às 10h26

Link copiado!

Windows 7 não vai mais receber atualizações de drivers via Windows Update
Windows 7 não vai mais receber atualizações de drivers via Windows Update
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft não mais encaminhará atualizações de drivers via Windows Update no Windows 7. Pouco mais de um ano depois após o encerramento do suporte, usuários do velho sistema precisarão recorrer aos downloads encontrados pela internet e à persistência das fabricantes de componentes para computador para manter a máquina otimizada.

O fim do encaminhamento de atualizações se deu graças à expiração da SHA-1 Trusted Root Certificate Authority, em maio de 2021. A suspensão se aplica ao Windows 7 (SP1) e o Windows Server 2008. Companhias e usuários que ainda pagam pelo programa Atualização de Segurança Estendida (ESU) continuar recebndo drivers do Windows 7 via Windows Server Update Service (WSUS). A dedicação prolongada da Microsoft continuará até julho de 2022.

Com o fim do suporte, a Microsoft acompanha a Nvidia no abandono do encaminhamento de drivers para o antigo SO. Como o Canaltech noticiou nesta sexta-feira (18), o driver Game Ready para as placas de vídeo da companhia não vai mais trazer novidades ou otimizações para usuários dos Windows 7, 8 e 8.1.

Continua após a publicidade

O vencimento dos certificados de segurança SHA-1 para atualizações de drivers permite que os parceiros encaminhem compilações com o certificado SHA-2, que não são compatíveis com o Windows 7. Uma vez baixado um driver incompatível na máquina, o sistema pode não mais iniciar após desligado ou reiniciado (quando as mudanças são de fato aplicadas).

Para evitar a péssima surpresa de não ter a máquina funcionando devido a uma atualização encaminhada pelo Windows Update, a Microsoft optou por suspender totalmente o canal.

Passou da hora de dizer adeus

O suporte para o Windows 7 foi encerrado em 14 de janeiro de 2020 e o usuário comum que ainda roda o sistema está exposto a malwares e outros perigos da internet. Com o fim do encaminhamento de drivers, componentes mais recentes não serão nem reconhecidos pelo SO. Além disso, drivers de GPU, importantes para otimizar a performance do componente em casos de uso específicos, não serão mais compatíveis.

Continua após a publicidade

Desde que o Windows 7 foi lançado, em 22 de outubro de 2009, a Microsoft passou por várias gerações de sistemas operacionais — e está a caminho de mais uma. Agora, até mesmo o Windows 10 está com dias contados, enquanto dá espaço para "a próxima geração do Windows" que será anunciada no dia 24 de julho.

Fonte: Bleeping Computer, TechRadar