Windows 7 | Mesmo após fim do suporte, número de usuários do sistema cai pouco

Por Wagner Wakka | 06 de Março de 2020 às 12h15

Mesmo com a Microsoft tendo encerrado o suporte ao Windows 7, muita gente ainda se mantém firme com o sistema operacional. Isso é o que mostra um relatório do NetMarketShare, empresa de análise de dados que mantém um olho no mercado de SOs. Segundo o levantamento, o número de pessoas com Windows 7 caiu de dezembro a janeiro, mas pouco.

No final do ano passado, 29,57% dos computadores rodavam Windows 7. Em janeiro de 2020, esse número caiu para 25,56%. Ou seja, um quarto de todos os computadores do mundo ainda usam o sistema operacional defasado da gigante de Redmond.

O mais curioso é que o número se manteve estável em fevereiro, quando foi constatado 25,2% dos computadores ainda rodando o Windows 7. Dessa forma, mesmo com as muitas campanhas de atualização promovidas pela Microsoft, um quarto dos usuários ainda têm o sistema operacional lançado originalmente em 2009 como seu preferido.

Arte e dados: NetMarketShare

A parcela que utiliza Windows 10 está em 57,39%, com aumento de 0,31% entre janeiro e fevereiro deste ano.

Segundo o site Hexus, o chefe financeiro da Microsoft demonstrou preocupação sobre isso em apresentação para investidores. Para ele, a lenta transição está no momento mais retraído de vendas de PCs.

O problema está ligado ao SARS-CoV-2, o novo coronavírus. O causador da Covid-19 paralisou as atividades na China, o que impactou a cadeia de produção de vários produtos, incluindo chips e peças para computadores. Assim, o mercado se mostra retraído e, como tais PCs já vêm com o Windows 10 instalados, isso ajudaria a fatia de usuários a crescer.

Fim do Windows 7

O sistema operacional não deixou de funcionar, mas a Microsoft não fornece mais suporte para ele desde 14 de janeiro deste ano. Isso quer dizer que dispositivos com Windows 7 não têm mais proteção da fabricante, nem atualizações de possíveis vulnerabilidades. Ou seja, usar o programa pode ser um risco para o seu computador.

Caso ainda esteja com o sistema operacional, o Canaltech tem dicas de como atualizar para o Windows 10.

Fonte: NetMarketShare, Hexus

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.