Windows 12 pode ter versão web estilo ChromeOS, diz site
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
A próxima versão do Windows já estaria em desenvolvimento pela Microsoft e com uma nova abordagem. A Gigante de Redmond supostamente trabalha com a possibilidade de criar uma versão web do sistema operacional — baseada em nuvem — para rivalizar com o ChromeOS do Google.
- Microsoft Bob | A história de um dos piores apps de Windows já feitos
- Não dá mais para atualizar os Windows 7 e 8 para o Windows 11 de graça
As informações são do Windows Latest. A versão não substituiria a compilação padrão do sistem (da API Win32, que é instalada e roda direto do PC mesmo): no lugar disso, funcionaria como uma das variantes da família de produtos do possível Windows 12.
Home, Pro... e Web!
Assim como já existem versões pessoais e para trabalho (Home e Pro, respectivamente), uma adaptação para web surgiria como nova alternativa, especialmente para dispositivos de baixo custo e com foco em educação, sem tanta potência de hardware. Esse é basicamente o foco do ChromeOS.
O objetivo da Microsoft seria criar uma versão mais leve, modular e moderna do sistema, adaptada para qualquer tipo de computador. O ChromeOS, por exemplo, concentra toda a interface no navegador e roda a partir de web apps — dessa forma, o usuário só precisa de uma conexão com a internet para acessar todo o leque de funcionalidades e softwares.
De acordo com fontes ouvidas pela publicação, a empresa teria enviado um memorando interno aos funcionários para informar a criação de um novo time dedicado para as experiências do Windows na web. Além disso, uma vaga de emprego anunciada informa o objetivo da empresa para “definir e entregar a nova geração de experiências e aplicativos do Windows que abrangem o cliente e a nuvem”.
Windows 10X de novo?
A ideia de uma versão mais leve não é recente: a Microsoft já desenvolveu uma versão chamada Windows 10X, em 2019. A compilação teria menos recursos do que a alternativa comum para desktop e seria destinada a dispositivos de duas telas, como o Surface Duo.
No entanto, o projeto foi oficialmente cancelado em maio de 2021 e alguns dos recursos foram aproveitados para o lançamento do Windows 11.
O que esperar do Windows 12
Esses não são os únicos rumores sobre um sucessor do Windows 11. Uma imagem oficial em evento da Microsoft já deu uma pista sobre a “próxima geração” do sistema operacional, apesar de não deixar claro sobre o que aquilo se tratava — se um Windows 12 de fato ou uma atualização profunda para o Windows 11.
Outro rumor aponta que a Intel já estaria preparando uma nova linha de processadores compatível com a nova versão, que deve manter o foco em inteligência artificial. Com relação à parte visual, o provável Windows 12 receberia uma barra de tarefas flutuante, um pouco mais parecida com a do macOS.
Fonte: Windows Latest