Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 vai mesmo mostrar marca d'água em PCs incompatíveis

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2022 às 14h59

Link copiado!

Pixabay/Kirillemelyanov06
Pixabay/Kirillemelyanov06
Tudo sobre Microsoft

A temida marca d'água que avisa incompatibilidade com o Windows 11 desembarcou na prévia de lançamento do sistema e está a caminho da versão estável. Visto pela primeira vez em canais experimentais do SO, o aviso de falta de suporte deve logo importunar usuários da versão estável com instalações irregulares.

O alerta é discreto e não é tão visível quanto o aviso exibido quando a chave do Windows precisa ser habilitada. Neste caso, a mensagem só aparece na área de trabalho, sem sobrepor janelas e programas em tela cheia.

Continua após a publicidade

Outro aviso de incompatibilidade também aparece no menu de Configurações, logo na seção "Sistema". Abaixo das informações do computador, o Windows 11 informa: "As especificações do sistema não foram atendidas", alinhadas a um link de "Saiba mais", que provavelmente leva o usuário para a página de suporte da Microsoft.

Para se tornar compatível com o Windows 11, o computador precisa ter um processador Intel Coffee Lake (oitava geração) ou superior, ou AMD com arquitetura Zen+, Zen 2 ou superior. Além disso, recursos como módulo TPM e Inicialização Segura precisam estar habilitados no menu de configurações da BIOS.

Só uma marca d'água — por enquanto

Quando o Windows 10 pedia pela ativação do sistema, a marca d'água não era a única limitação que os usuários precisavam enfrentar: algumas máquinas também eram impedidas de alterar o papel de parede ou ativar o modo escuro, por exemplo. No alerta atual, porém, nada disso parece acontecer — pelo menos, até agora.

Continua após a publicidade

Contudo, além de encarar um aviso permanente no canto do papel de parede, usuários também podem ficar sem atualizações do Windows 11, inclusive de pacotes de segurança. Assim, manter o sistema operacional rodando pode ser uma tarefa arriscada, já que expõe o PC a ameaças em constante evolução.

Não há previsão para a implementação da marca d'água para o público geral, mas considerando que ela está na prévia de lançamento, não deve demorar muito para que a distribuição aconteça via atualização.

Fonte: The Verge