Windows 11 poderá gastar menos energia do computador
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Windows 11 recebeu uma atualização, ainda em fase de testes no Canal Dev, que deve ajudar os computadores a gastar menos energia. A ideia é trazer um controle de brilho mais apurado para que as máquinas possam ajustar a intensidade da luz de maneira automática e economizar eletricidade.
- Microsoft trabalha em rival com IA para o ChromeOS
- Visual do possível Windows 12 está escondido em prévia do Windows 11
O Content Adaptive Brightness Control (CABC) funcionará para todos os tipos de dispositivos, incluindo notebooks (com bateria ou ligados na tomada) e desktops. Isso pode gerar uma economia de dinheiro no final do mês, afinal a tela é um dispositivo que consome uma energia considerável, principalmente se estiver com o brilho elevado.
A ferramenta pode escurecer ou clarear partes da tela de forma inteligente, conforme o conteúdo exibido. Como não vai impactar em todo o display, os desenvolvedores garantem não haver prejuízo para a experiência visual.
Como funcionará o brilho e escurecimento parcial da tela?
Imagine que você lê um texto em uma metade da tela, mas está com o Teams aberto do outro lado, de maneira inativa. O texto certamente vai precisar de mais iluminação para permitir a leitura, mas o app de chat pode ficar apagado quando estiver sem uso.
Como é possível ver no print de tela acima, o recurso poderá ser configurado para se manter sempre ativo, totalmente desligado ou apenas no "modo bateria". Esta última opção foi obviamente pensada para quem usa um notebook sem conectá-lo à energia.
Alguns serviços, como o YouTube, já escureciam o fundo da tela para deixar o vídeo em evidência mais iluminado. Mas não havia nada similar no Windows, principalmente de maneira automatizada, portanto se trata de uma solução inédita.
Widgets maiores e outras mudanças
Embora o brilho seja o destaque, a prévia do Windows 11 também apresenta um novo quadro de widgets, ainda maior e com três colunas de largura em vez de duas. Esse ajuste será aplicado apenas em telas que tenham espaço suficiente para lidar, fazendo um meio-termo entre tamanho e resolução.
O Windows também deve otimizar a velocidade de execução das pesquisas no painel Configurações, que hoje pode ser feita pela ferramenta Lupa, na parte superior da tela.
Outra mudança deve afetar quem é jogador profissional, especialmente nos games que usam mouse. O sistema operacional deve oferecer melhor desempenho a mouses com maior precisão (taxa de hertz elevada) para movimentos mais certeiros.
Em desenvolvimento
As novidades estão presentes na compilação 23424 e não tem previsão de ser lançada oficialmente. Como ainda está no Canal Dev, é possível sofrer ajustes ou reformulações totais antes da liberação para os testadores do Canal Beta.
Na semana passada, a nova Galeria do Explorador de Arquivos do Windows 11 vazou na internet. Segundo prints, a ferramenta será mais responsiva na exibição de fotos editadas, sem a necessidade de ser reiniciada para exibir conteúdos ajustados e com as alterações mostradas em tempo real.