Windows 11 pode ganhar Área de Transferência otimizada; saiba o que muda

Windows 11 pode ganhar Área de Transferência otimizada; saiba o que muda

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2022 às 15h31
Pixabay/Kirillemelyanov06 (modificada)

Para a próxima grande atualização do Windows 11, a Microsoft estaria trabalhando num grande aprimoramento para a Área de Transferência — o famoso “copia e cola”. O sistema operacional pode receber um recurso inédito para incrementar a tradicional função, com atalhos para ações previsíveis disponíveis num clique. As informações são do site Windows Latest.

Baseado no conteúdo copiado, o Windows 11 seria capaz de sugerir ações rápidas em aplicativos — se for um link, poderia abrir numa nova aba no navegador, um endereço de e-mail poderia virar um destinatário no Outlook e por aí vai. A função seria um complemento para a (já bem completa) Área de Transferência do SO.

A Área de Transferência do Windows 11 atualmente possui suporte para GIFs, emojis e outros itens (Imagem: Igor Almenara/Canaltech)

Os indícios da ferramenta foram vistos em componentes experimentais encontrados pelo Windows Latest em versões de teste do Windows 11. São eles:

  • ShowSmartInstallAppRecommendation.
  • SmartClipboardBackoffProfile
  • SmartClipboardBackoffThreshold
  • SmartClipboardUX
  • SmartPrint
  • SmartSignalRegistration

Pelo que sugere a descoberta, o recurso se chamará “Smart Clipboard” (“Área de Transferência inteligente”, em português) e “Smart Actions” (“Ações inteligentes”). Considerando a finalidade das adições, os nomes fazem sentido.

Detalhes pendentes

Segundo o site, a Microsoft reforçará a ferramenta com aprendizagem de máquina para dar sugestões mais precisas. Não se sabe, porém, se as recomendações funcionarão exclusivamente para aplicativos do ecossistema MS — como a suíte Microsoft 365 e o navegador Edge —, porém, essa seria uma baita limitação para a ferramenta.

Suspeita-se, também, que a Área de Transferência inteligente não será acessada pelo mesmo atalho que a sua versão comum, a combinação Tecla Windows + V. É possível que ela seja acionada de forma automática conforme o conteúdo copiado, ou seja, integrada ao Menu de Contexto do Windows (botão direito do mouse).

Não há nem pistas de quando esse recurso será implementado no Windows, já que sequer ele está em experimentação pelos membros do programa de testes. Até agora, a Microsoft sequer apresentou a ferramenta, mas talvez ela faça isso durante o evento de abril, o Windows Powers the Future of Hybrid Work, no qual ela divulgará as novidades em preparação para incrementar a produtividade do SO.

Fonte: Windows Latest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.