Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows libera nova opção de segurança para bloqueio de drivers vulneráveis

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Março de 2022 às 19h30

Link copiado!

Pixabay/Kirillemelyanov06
Pixabay/Kirillemelyanov06

Usuários do Windows 10, Windows 11 e Windows Server 2016 ou mais recentes agora podem optar por bloquear drivers que tenham vulnerabilidades conhecidas a partir de listas de bloqueio disponibilizadas no Controle de Aplicações do Windows Defender. A novidade faz parte das novas ferramentas de segurança que a Microsoft está introduzindo em seu sistema operacional.

A lista de drivers com vulnerabilidades será mantida atualizada com o apoio de empresas fabricantes de hardwares e outros equipamentos para computadores, e usuários também podem enviar opções suspeitas por uma página específica da Microsoft Security, para análise da inclusão das amostras na lista de bloqueios.

Os drivers que serão bloqueados pela solução terão que contar com uma das características a seguir:

Continua após a publicidade
  • Vulnerabilidades de segurança que permitem elevação de privilégios de usuários do Windows
  • Vulnerabilidades que, mesmo não sendo maliciosas, podem ser utilizadas para elevação de privilégios no Windows
  • Utilização para distribuição de malwares

Usuários do Windows 10 modo S (versão do sistema operacional da Microsoft focada em segurança e desempenho) e computadores que tenham a opção Integridade de Memória disponível no aplicativo de Segurança do Windows terão a novidade habilitada por padrão.

Já para as demais máquinas e versões do Windows, ela poderá ser ativada a partir do acesso à opção Segurança do Dispositivo e em seguida no menu Isolamento de Núcleo, também acessíveis através das configurações de Segurança do Windows.

Continua após a publicidade

Opção de bloquear drivers no Windows poderá fazer alguns programas pararem de funcionar

Uma consequência da nova ferramenta de segurança do Windows é que alguns programas que utilizam drivers com vulnerabilidades conhecidas pelo público deixarão de funcionar no Windows.

Com isso, a principal consequência esperada pela introdução da nova ferramenta de segurança da Microsoft é que os desenvolvedores dos drivers trabalhem com mais afinco para deixa-los seguros e sem vulnerabilidades que possam colocar em risco os sistemas Windows e seus usuários — afinal, nenhuma empresa vai querer ver seu produto em uma lista de bloqueios oficiais da Microsoft, não é mesmo?

Continua após a publicidade

Fonte: PCMag, Microsoft