Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 parece ter começado a fechar o cerco em computadores sem TPM 2.0

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 11h19

Link copiado!

Reprodução/How-to Geek
Reprodução/How-to Geek
Tudo sobre Microsoft

Com a chegada da nova prévia do Windows, que teve como destaque uma leve mudança no Menu Iniciar, a Microsoft parece estar interessada em focar na obrigatoriedade do TPM 2.0 para o funcionamento do sistema operacional. Usuários começaram a relatar a retomada de uma mensagem que apavorou muita gente logo no lançamento da primeira versão.

Ao contrário do que muita gente pensava, que a empresa fosse liberar os computadores da exigência, a atualização reforça a obrigatoriedade da presença do módulo para máquinas virtuais com o Windows 11. Se o usuário quiser avançar para a build 22458, a mais recente, será obrigado a garantir compatibilidade com o TPM 2.0 e com o Secure Boot.

Continua após a publicidade

Não há informações se isso se aplica também aos usuários do sistema em modo nativo, sem o intermédio de uma máquina virtual. Aqui no Canaltech, mesmo em computadores sem compatibilidade total de hardware, essa mensagem de erro não apareceu, o que pode significar algo limitado às Virtual Machines (ao menos por enquanto).

No Twitter, vários usuários reclamam sobre o aviso que começaram a receber:

Continua após a publicidade

Como mostra a imagem abaixo, a Microsoft já havia esclarecido que os testadores que não cumprem os requisitos mínimos do Windows 11 poderão continuar a executar o programa, mas não garantiu que eles receberiam as atualizações recentes.

Não está claro se as mensagens de erro foram apenas uma falha ou se, de fato, as pessoas ficarão travadas na build atual, o que poderia trazer riscos de segurança e problemas de compatibilidade. Há relatos também da exigência de mais espaço em disco, problemas com dispositivos de áudio e outros bugs aparentemente novos.

Continua após a publicidade

No perfil oficial do programa Insiders no Twitter (@windowsinsider), a empresa parece estar de olho nas reclamações, mas, por enquanto, não há posicionamento atualizado da fabricante, então o jeito é aguardar por novidades.

Fonte: MSPowerUser