Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 11 Home exige conta da Microsoft para configuração inicial

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Julho de 2021 às 15h55

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Se o novo Windows 11 traz várias novidades na aparência, parece que a arquitetura por debaixo não é tão nova. A versão Home do sistema operacional faz a mesma exigência que o seu antecessor para iniciar a configuração: uma conta Microsoft. Não se trata de uma sugestão e nem existe opção de fazer o ingresso offline — no Win 10, dava para criar uma conta local apenas desativando o acesso à internet.

Até o momento, se você não tiver um e-mail associado à Microsoft, pode esquecer. Como já havia antecipado no Canaltech, é impossível iniciar o Windows 11 pela primeira vez sem internet e isso também vale para essa exigência. Ainda não está claro se o procedimento é exclusivo desta compilação ou se também será exigido nas versões Pro e Enterprise.

Continua após a publicidade

É preciso ressaltar que a exigência ocorre apenas ao configurar PCs novos, não se aplicando a quem migrou do sistema antigo. Quem quiser, poderá fazer um perfil local e excluir a conta Microsoft logo após concluído o processo. Mas é bom frisar que, se precisar reinstalar o sistema do zero novamente, vai precisar da conta.

A companhia tem o hábito de exigir o ingresso no seu ecossistema de e-mails para rodar seus programas, como no caso do Microsoft 365 e até do jogo Minecraft. Logar em uma conta traz vantagens importantes: sincronização de serviços, automação de etapas das configurações e transferência de aplicativos de outras máquinas.

Mas essa deveria ser uma opção do usuário, em vez de uma necessidade. No Windows 10, essa imposição existiu, sofreu reação e foi flexibilizada. Já no Windows 11, parece que a ideia foi retomá-la para ver como o mercado reage. O problema é que nem todos são fãs assim da empresa, portanto cumprir tal exigência pode ser um fardo para muita gente, em especial para aqueles que usam outros SOs.

Resta saber se este será um fator incômodo para as pessoas ou se não fará diferença, afinal muita gente pode já ter criado eventualmente uma conta e nem se lembrar. O que você acha disso tudo?

Continua após a publicidade

Fonte: SlashGear