Windows 11 chega à versão Beta e está mais perto de ser lançado

Windows 11 chega à versão Beta e está mais perto de ser lançado

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Julho de 2021 às 17h12
Reprodução/Tom Warren

O Windows 11 deu mais um passo em direção ao seu lançamento nesta quinta-feira (29). O sistema operacional saiu do canal Dev do programa Windows Insider para entrar em estágio Beta, registrando um marco a mais de estabilidade.

Agora, experimentar o sistema operacional deve ser uma tarefa um pouco mais segura para o público geral. Uma vez na fase beta, a Microsoft sinaliza que o Win 11 está menos infestado de bugs, travamentos e outros inconvenientes.

Lógico que erros e inconsistências ainda devem acontecer, afinal é um período de testes, mas é um ótimo sinal para os consumidores. O Windows 11 avança entre as fases de experimentação em questão de semanas, considerando que sua primeira versão foi liberada para download para membros do programa Windows Insider no dia 28 de junho.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Executar tarefas pré-determinadas pela Microsoft, enquanto utiliza o programa HUB de Comentários garante medalinhas virtuais para a sua conta (Imagem: Reprodução/Windows Central)

Quem já está inscrito no programa não terá muito trabalho para migrar para o canal beta. Basta entrar na seção "Programa Windows Insider", no menu de configurações, e alterar o canal que deseja receber as atualizações.

Entretanto, fique atento que essa transição checará mais uma vez os componentes do seu computador para garantir que eles atendem aos requisitos mínimos.

Recursos estão faltando

Vale lembrar que, por ser um canal beta, o sistema operacional está atrás em recursos quando comparado ao canal Dev. Por exigir um maior nível de confiabilidade, a versão que corre na distribuição mais estável não recebe novidades em primeira mão. Assim como acontece em navegadores, as novidades passam antes pela versão para desenvolvedores, para depois alcançar a fase beta.

Um dos recursos que estará em falta neste primeiro momento é a integração com o Microsoft Teams, lançada na semana passada. A ferramenta permitia que usuários conversassem com amigos, familiares e colegas de trabalho direto de um app nativo.

Microsoft Teams integrado ao sistema operacional é um capricho da Microsoft para tornar a ferramenta mais popular e expandir sua utilidade para mais públicos (Imagem: Reprodução/Microsoft)

A migração de canais deve exigir uma atualização de sistema, então esteja pronto para perder ao menos alguns minutos e reinicializar o computador algumas vezes para obter a versão beta.

Quando sai o Windows 11?

A julgar pela velocidade em que a Microsoft avança o desenvolvimento, não deve demorar muito para o Windows 11 ser lançado. Além disso, rumores recentes e o próprio CEO, Satya Nadella, sugerem que a estreia acontecerá este ano, mas somente em computadores novos.

No ano que vem, a Microsoft deve começar a liberar a atualização do Win 10 para o novo SO para as máquinas que já estão na mão dos consumidores. O intervalo, portanto, não será tão longo.

Se ter o sistema em estágio beta era o que faltava para você querer experimentá-lo, a inscrição para o programa Windows Insider deve ser feita no site oficial. Lá, utilize sua conta da Microsoft para efetuar o cadastro e, depois disso, vá às Configurações do computador para ajustar o recebimento de atualizações na seção "Programa Windows Insider", escondida em Atualização e Segurança.

Fonte: Microsoft  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.