Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 exibe notificação em tela cheia sobre fim do suporte

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Abril de 2024 às 18h30

Link copiado!

Unsplash/Clint Patterson
Unsplash/Clint Patterson

Falta pouco mais de um ano para o fim do Windows 10, mas a Microsoft já começou a emitir os alertas no software. Nesta quarta-feira (10), um usuário do Reddit recebeu uma notificação sobre o fim do ciclo de vida do sistema operacional e para promover o Windows 11, ainda que o seu computador não tenha suporte à nova geração do sistema operacional.

O caso foi reportado pelo usuário Woopinah9 em uma comunidade sobre Windows. Na publicação, ele informou que recebeu, em tela cheia, o anúncio sobre a “nova jornada com o Windows” no seu PC com Windows 10.

Fim do suporte do Windows 10

Continua após a publicidade

O anúncio é dividido em duas colunas, sendo a esquerda com um texto e a direita com uma captura de tela do menu iniciar do Windows 11. Na descrição, a Microsoft agradece a “lealdade como consumidor do Windows 10”, mas gentilmente se coloca à disposição para ajudar, já que a versão anterior do sistema operacional terá o suporte encerrado.

“Seu PC não está elegível para atualizar para o Windows 11, mas vai continuar a receber correções e atualizações de segurança do Windows 10 até o suporte encerrar em 14 de outubro de 2025”, diz a notificação.

Em outras palavras: sim, você precisa (e deve) atualizar para o Windows 11 o quanto antes. Contudo, a depender da ficha técnica do dispositivo, pode ser necessário trocar de dispositivo para ter acesso ao Windows 11. 

A Microsoft também oferece dois links, um com informações sobre o fim do ciclo de vida do Windows 10 e outro com o título “Por que Windows 11?”, possivelmente um vídeo que mostra os diferenciais do sistema operacional.

Windows 11 exige TPM 2.0 e mais

A notificação seria mais um alerta normal se não fosse um pequeno-grande detalhe: as exigências do Windows 11. Atualmente, a Microsoft se tornou alvo de críticas devido às restrições para instalar o sistema operacional mesmo em PC com ficha técnica avançada. Não à toa, houve até respostas que fizeram piada com a situação no tópico do Reddit:

“Ei, olha só essa coisa legal que temos! Ah, mas você não pode ficar com ela”, brincou o usuário Refreshed_11. “O EOL [Fim da vida, em tradução livre] do Windows 10 não seria tão problemático se os requisitos de sistema do Windows 11 não fossem tão rígidos”, pontuou Acceptable_Base6655.

Continua após a publicidade

Entre as exigências, está o módulo de segurança TPM 2.0, que é basicamente inflexível mesmo que o computador tenha versões mais anteriores do chip, como o TPM 1.2. A Microsoft também solicita apenas processadores mais recentes da Intel, AMD e Qualcomm.

A lista de requisitos mínimos ainda cita o armazenamento de 64 GB, a RAM de 4 GB e uma tela de 9 polegadas com resolução de 1.366 x 768 pixels, além de conexão com a internet.