Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10X pode ter sido deixado de lado e não deve chegar tão cedo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Maio de 2021 às 14h55

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Microsoft

Quem estava esperando ver o Windows 10X em breve deve se decepcionar com essa notícia. Segundo o site de TI Petri, a Microsoft colocou o sistema operacional em espera por tempo indefinido até que sejam concluídos os trabalhos de modernização do Windows 10 tradicional.

Conforme apurado pelo site, não há previsão de chegada para 2021, apesar da promessa inicial da companhia. O motivo é a necessidade de foco na versão completa do sistema, carro-chefe da Microsoft e cuja previsão de lançamento é o outono de 2021 nos Estados Unidos — entre setembro e dezembro aqui no Brasil.

Continua após a publicidade

Os testes internos do Windows 10X foram suspensos em fevereiro e desde então nenhuma nova versão foi disponibilizada. Até mesmo as imagens usadas pelos desenvolvedores para rodar o sistema foram removidas do portal interno. No início de abril, ainda havia rumores de que a companhia estava trabalhando nele, mas agora tudo isso pode ter caido por terra.

A nova versão do Win 10, conhecida como Sun Valley, deve revitalizar o sistema operacional mais popular do mundo com uma nova interface de usuário e recursos mais modernos. A expectativa, inclusive, é de várias inovações do 10X serem incorporadas na versão completa.

Esta atualização será a maior para Windows 10 até agora e trará também novos ícones,sons e muito mais. Há quem diga que a renovação é tão grande que poderia ser chamada facilmente de Windows 11.

O que é o Windows 10X

Continua após a publicidade

O Windows 10X seria o equivalente a uma versão “lite” do sistema operacional, voltada para notebooks de baixo custo, com tela única, e majoritariamente voltados para os setores educacional e empresarial. A pegada era bem parecida com o Chrome OS, veja:

Ele foi originalmente desenvolvido para rodar no Microsoft Surface Neo e ter compatibilidade para duas telas simultâneas, mas os planos mudaram. Contaria com atualizações mais rápidas, requisitos de funcionamento reduzidos e menos recursos para torná-lo compatível com praticamente qualquer PC do mercado.

Como o que sustenta a empresa é o Windows 10, cuja base de usuários já ultrapassa os 1,3 bilhões em todo o mundo, o sistema secundário ficará para escanteio durante algum tempo. Após concluir o processo de revitalização, pode ser que a companhia retome os testes, inclusive já incorporando a nova interface de usuário.

Continua após a publicidade

Pode ser que a Microsoft dê alguma declaração sobre o abandono do 10X em sua conferência Build 2021, prevista para começar na terça-feira, 25 de maio, e terminar no dia 27. Por enquanto, não há o que fazer senão lamentar a descontinuação do projeto.

O que você acha disso? A Microsoft deveria lançar o Windows 10X ou focar os esforços nos aprimoramentos do Windows 10 Sun Valey? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Petri