Windows 10X pode ter sido deixado de lado e não deve chegar tão cedo
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Quem estava esperando ver o Windows 10X em breve deve se decepcionar com essa notícia. Segundo o site de TI Petri, a Microsoft colocou o sistema operacional em espera por tempo indefinido até que sejam concluídos os trabalhos de modernização do Windows 10 tradicional.
- Windows 10X aparece rodando em um Lumia 950 XL
- Windows 10X: o "Chrome OS da Microsoft" que você precisa conhecer
- Windows 10X terá recurso inutilizará computadores roubados
Conforme apurado pelo site, não há previsão de chegada para 2021, apesar da promessa inicial da companhia. O motivo é a necessidade de foco na versão completa do sistema, carro-chefe da Microsoft e cuja previsão de lançamento é o outono de 2021 nos Estados Unidos — entre setembro e dezembro aqui no Brasil.
Os testes internos do Windows 10X foram suspensos em fevereiro e desde então nenhuma nova versão foi disponibilizada. Até mesmo as imagens usadas pelos desenvolvedores para rodar o sistema foram removidas do portal interno. No início de abril, ainda havia rumores de que a companhia estava trabalhando nele, mas agora tudo isso pode ter caido por terra.
A nova versão do Win 10, conhecida como Sun Valley, deve revitalizar o sistema operacional mais popular do mundo com uma nova interface de usuário e recursos mais modernos. A expectativa, inclusive, é de várias inovações do 10X serem incorporadas na versão completa.
Esta atualização será a maior para Windows 10 até agora e trará também novos ícones,sons e muito mais. Há quem diga que a renovação é tão grande que poderia ser chamada facilmente de Windows 11.
O que é o Windows 10X
O Windows 10X seria o equivalente a uma versão “lite” do sistema operacional, voltada para notebooks de baixo custo, com tela única, e majoritariamente voltados para os setores educacional e empresarial. A pegada era bem parecida com o Chrome OS, veja:
Ele foi originalmente desenvolvido para rodar no Microsoft Surface Neo e ter compatibilidade para duas telas simultâneas, mas os planos mudaram. Contaria com atualizações mais rápidas, requisitos de funcionamento reduzidos e menos recursos para torná-lo compatível com praticamente qualquer PC do mercado.
Como o que sustenta a empresa é o Windows 10, cuja base de usuários já ultrapassa os 1,3 bilhões em todo o mundo, o sistema secundário ficará para escanteio durante algum tempo. Após concluir o processo de revitalização, pode ser que a companhia retome os testes, inclusive já incorporando a nova interface de usuário.
Pode ser que a Microsoft dê alguma declaração sobre o abandono do 10X em sua conferência Build 2021, prevista para começar na terça-feira, 25 de maio, e terminar no dia 27. Por enquanto, não há o que fazer senão lamentar a descontinuação do projeto.
O que você acha disso? A Microsoft deveria lançar o Windows 10X ou focar os esforços nos aprimoramentos do Windows 10 Sun Valey? Deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: Petri