Atualização faz Windows 10 e 11 apresentarem problemas de desempenho
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Recentes atualizações lançadas para Windows 10 e Windows 11 parecem ter virado uma grande dor de cabeça para alguns usuários. Os pacotes apresentam problemas distintos em cada um dos sistemas operacionais, mas nenhum parece ter solução até o momento senão evitar baixar a compilação.
- Windows 11 vai ganhar novidade para fixar de apps na Barra de Tarefas
- Microsoft permitirá testar recursos do Windows 11 instantaneamente
Atualização causa lentidão no Windows 11
No Windows 11, o problema está atrelado à atualização liberada em março de 2023, identificada como KB5023706. Os defeitos incluem mau desempenho, lentidão e bugs durante o download da compilação, segundo relatos compartilhados no Hub de Comentários da Microsoft.
As queixas mais recorrentes são relacionadas à lentidão de SSDs: depois de instalar a atualização, o computador parece não atingir a velocidade máxima de leitura/escrita do dispositivo de armazenamento, o que impacta numa variedade de atividades do computador, como inicialização, abertura de programas, gerenciamento de arquivos.
Problemas no Windows 10
O pacote com problemas no Windows 10 também foi liberado em março, mas ele é identificado como KB5023696. A compilação é de instalação obrigatória e é acompanhada por correções de vulnerabilidades.
Além dos problemas de performance parecidos com os que acontecem no Win 11, o update também ocasionou telas azuis da morte, aceleração das fans do computador e outros problemas no computador.
"Dei vários minutos para o sistema estabilizar, mas a fan continuou funcionando na potência máxima. A operação normal da ventoinha voltou ao normal depois que eu desinstalei a atualização", disse um dos usuários afetados no fórum de feedback da MS.
Se possível, evite as atualizações
Apesar de graves, os problemas não afetam todo mundo. É possível instalar as compilações do computador sem enfrentar esses bugs.
Por enquanto, não há uma solução oficial para os problemas, então é interessante considerar esses bugs ao instalar as atualizações. No caso do Windows 10, o pacote é obrigatório, mas é possível adiar a instalação do update manualmente no Windows Update.
Se você já instalou os pacotes, é possível reverter o processo. Para isso, você deve ir em Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update, ir em "Histórico de atualizações" e desinstalar o pacote mais recente.