Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Usuário instala Windows 11 no Nintendo Switch e resultado é surpreendente

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Maio de 2024 às 16h55

Link copiado!

@Patrosi73 via X|Twitter / Reprodução
@Patrosi73 via X|Twitter / Reprodução

O usuário PatRyk (@Patrosi73) postou em seu perfil do X (antigo Twitter) seu experimento curioso de instalar e executar o Windows 11 no Nintendo Switch. O processo todo levou 3 horas e cada ação no console portátil demora cerca de 10 segundos para ser executada, mas ainda assim o resultado impressiona por ser minimamente possível.

Isso porque, além de a própria Microsoft ter criado uma série de limitações para a instalação do Windows 11 quando o sistema foi lançado, em 2021, o hardware do Nintendo Switch é baseado em um chip ARM NVIDIA Tegra X1 de 2015.

Naturalmente, PatRyk utilizou o Windows 11 ARM adaptado para Chromebooks com processadores Snapdragon, mas experiência final está longe de ser viável para uso.

Continua após a publicidade

Atestado de otimização exemplar

A comunidade modder está repleta de experimentos com o Nintendo Switch rodando sistemas personalizados. Contudo, todos são versões adaptadas do sistema operacional original para desbloqueio, ou alguma distribuição Android, transformando o console, essencialmente, em um Tablet.

PatRyk também chegou a testar uma instalação Linux com Steam em seu Nintendo Switch, mas o resultado foi quase tão frustrante quanto o Windows 11 ARM. Ainda assim, perceber que é possível rodar um sistema operacional de PC no console apenas atesta para o quanto a integração e otimização de hardware e software é importante em consoles para garantir experiências como a de Tears of the Kingdom em uma plataforma com quase 10 anos.

Continua após a publicidade