Subsistema Linux do Windows ganha novos recursos
Por Felipe Demartini • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft liberou nesta terça-feira (19) uma nova atualização para o Subsistema para Linux (WSL) do Windows 11. O update traz novos recursos que facilitam o gerenciamento de memória e a configuração de redes no sistema operacional de código aberto, que é usado para rodar aplicativos e até o Android diretamente em um PC.
- 5 distribuições de Linux que vão fazer você abandonar o Windows
- Você sabia que a Microsoft tem a sua própria distribuição de Linux?
Entre as novidades estão recursos que liberam automaticamente a memória usada em cache e uma funcionalidade que reduz o tamanho dos discos rígidos virtuais de acordo com a utilização. Assim, o usuário pode obter um aumento no desempenho do sistema e também uma redução no espaço utilizado, garantindo melhor funcionamento das aplicações com Linux.
Outros ajustes de conectividade também se tornaram mais fáceis, com o Subsistema para Linux, agora, sendo capaz de importar as interfaces de rede do Windows. Firewalls, VPNs e proxies também ganharam novos elementos de usabilidade, com aplicações automáticas de regras de segurança e maior compatibilidade com redes corporativas ou que exijam configurações específicas.
A mais recente atualização do Subsistema para Linux do Windows 11 também traz uma série de correções de bugs. Segundo a Microsoft, foram resolvidas falhas relacionadas à dificuldade de acessar a loja de aplicativos e problemas na interface gráfica de alguns softwares, quando executados dentro da plataforma.
Atualização pode ser baixada diretamente no Linux
Como normalmente acontece, a atualização para o recurso fica disponível de forma independente do próprio Windows 11, sendo possível baixar e instalar o update diretamente pelos prompts de comando do PowerShell. Basta digitar wsl –update; wsl –update –pre-release ou baixar o pacote diretamente da página do WSL no GitHub.