Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Subsistema do Linux para Windows está liberado na Microsoft Store do Windows 11

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Outubro de 2021 às 09h31

Link copiado!

Reprodução/Microsoft Store
Reprodução/Microsoft Store

A Microsoft disponibilizou nesta segunda-feira (11) uma versão prévia do Windows Subsystem for Linux (WSL) na Microsoft Store para dispositivos com o Windows 11. A empresa decidiu produzir o WSL de forma independente ao sistema operacional para possibilitar atualizações mais frequentes, independentemente dos updates do Windows.

Embora seja uma versão experimental, o subsistema já traz diversos novos recursos, como o kernel Linux atualizado para a versão 5.10.60.1 e com o WSLg, um componente que permite executar apps de Linux no próprio Windows. Antes, era um pouco complicado para configurá-lo de forma efetiva, mas a versão nova passa a ser parte do app, o que deve tornar tudo mais simplificado.

Continua após a publicidade

Algo a ser considerado é que esta versão inicial não tem suporte ao WSL 1 original, portanto qualquer distro Linux não atualizada para o WSL 2 precisará da instalação extra por meio do app Configurações. É possível, contudo, usar as duas versões de modo simultâneo, o que não deve ser um grande problema para que já lida com o sistema de código aberto.

A Microsoft possivelmente deve resolver reclamações dos usuários ao integrar as duas versões, com foco em fazer o WSL 2 menos bugado e cada vez mais otimizado para tornar-se uma versão definitiva.

Android à caminho?

A chegada do Subsistema pode ser um indício de que os apps de Android para Windows podem estar logo ali na esquina, já que o recurso é baseado no WSL. Essa seria uma solução rápida e eficaz para tornar as aplicações móveis liberadas no Windows 11 sem precisar de uma atualização completa do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Testes iniciais mostraram que o desempenho do Linux rodando no Windows 11 pode ser até mais rápido que o sistema nativo. Segundo o benchmark, mesmo dentro do Windows, os Ubuntu 20.04 e 21.10 conseguiram rodar de forma bastante satisfatória, com desempenho superior em vários cenários — o mesmo vale para as aplicações do Android.

Caso queira experimentar, você pode baixar o preview do WSL direto na Microsoft Store ou ao clicar neste link, desde que esteja em um dispositivo com o Windows 11.

Fonte: Microsoft