Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 está chegando ao Subsistema do Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Dezembro de 2022 às 08h50

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

O Subsistema do Windows para Android vai receber em breve uma atualização para o Android 13. O WSA, como é conhecido, permite a execução de aplicativos e jogos do sistema operacional móvel no seu PC de modo nativo, sem precisar de emuladores nem soluções de terceiros.

O anúncio foi feito de modo informal pela Microsoft em um post no site de desenvolvedores GitHub. Primeiramente, apenas os testadores do Windows Subsystem for Android Preview Program devem receber o upgrade, mas os usuários comuns podem recebê-lo no futuro.

A versão 2211.40000.7.0 leva o subsistema para o Android 13 com as novas APIs para criadores de apps usarem. Essa migração deve garantir que o usuário tenha recursos e programas mais recentes instalados, já que as empresas costumam manter suas soluções alinhadas à versão mais recente.

Continua após a publicidade

O que muda com o Android 13 no Subsistema?

Uma das novidades é o comando para desligar o WSA, ideal para quem trabalha com scripts e outras automatizações. O tempo de inicialização foi aprimorado, com uma aceleração de 50% em geral e 10% na abertura dos apps. Cliques do mouse, área de transferência, redimensionamento de aplicativos e arquivos de mídia também devem funcionar otimizado agora.

Apesar disso, muitos dos recursos do Android 13 não devem chegar para o Windows 11, porque não estão alinhados à proposta. O reprodutor de mídia novo e o sistema de notificações otimizado são exemplos que devem ficar apenas nos celulares. O mesmo vale para o design Material You e para integrações com a câmera, afinal o subsistema é apenas um "emulador" e não um sistema completo.

Continua após a publicidade

Para incentivar o uso, a Microsoft passará a exibir atalhos dos apps e jogos na barra de tarefas quando eles estiverem disponíveis. É só clocar com o botão direito do mouse no ícone do Subsistema e ver quais softwares podem ser inicializados rapidamente no Windows.

Quando chega o Android 13 ao Windows?

Como esta é uma versão prévia, não há nenhuma previsão de quando a atualização definitiva chegará para os usuários. É provável que os inscritos no programa Windows Insiders também façam seus testes antes de chegar ao Windows 11 estável.

O "emulador oficial" do Android para Windows foi lançado pela empresa no dia 21 de outubro, após mais de um ano de testes. O sistema roda a partir da loja de apps da Amazon, a qual oferece mais de 50 mil de programas e jogos para rodar no PC sem dificuldade — esse número era de apenas 20 mil em meados de 2022.

Continua após a publicidade

No fim de novembro, a Microsoft lançou uma versão do Linux para o Windows 10 e 11, nos mesmos moldes do Subsistema do Android. O WSL é uma ferramenta versátil para execução de aplicativos feitos para Linux, inclusive com interface gráfica (GUI) amigável graças ao componente WSLg.