Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova prévia do Windows 11 chega com visual renovado em apps clássicos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Agosto de 2021 às 18h35

Link copiado!

Reprodução/Tom Warren
Reprodução/Tom Warren
Tudo sobre Microsoft

Nesta quinta-feira (12), a Microsoft começa a distribuir mais uma atualização para testadores do Windows 11. Os canais Dev e Beta receberamm o novo pacote acompanhado por valiosas adições em aplicativos nativos, incluindo a Calculadora, o Email e a Ferramenta de Captura.

Ela voltou de vez: o sistema de captura de tela mais conhecido da Microsoft está de volta no Windows 11 com tudo que tinha de bom. O recurso toma as funções do igualmente conhecido “Captura e Esboço” do Windows 10 e adiciona o padrão visual renovado ao bolo.

Continua após a publicidade

O retorno do complemento para os prints foi noticiado pelo Canaltech na semana passada e basicamente não adiciona nada novo, mas reforma tudo aquilo que já era interessante. As marcações, os recortes, o suporte para escrita por toque, o armazenamento em vários formatos e os recortes livres são alguns dos recursos preservados — e melhor: o atalho Tecla Windows + Shift + S ainda funciona.

Para a calculadora, os ganhos foram mais discretos. Os botões da ferramenta agora estão mais redondinhos, seguindo o padrão do Windows. O mais interessante, porém, é que o app passou a ser construído na linguagem C#, então mais pessoas podem contribuir com o projeto no GitHub.

Os que menos mudaram foram os apps de E-mail e Calendário. Basicamente, o que há de novo na dupla são os cantos arredondados nos elementos de interface.

Continua após a publicidade

Microsoft Teams chega ao beta

Usuários que optaram pela prévia em estágio beta finalmente podem experimentar o chat do Microsoft Teams integrado ao Windows 11. Ao mesmo tempo, a MS liberará também as chamadas em áudio e vídeo individuais ou em grupo — com amplo controle de quem está nas reuniões, botão de silenciar e outros recursos básicos já presentes.

Bugs e correções

Continua após a publicidade

É lógico que bugs e correções não ficariam de fora da atualização. Confira algumas das correções mais importantes feitas pela MS:

  • Abrir links a partir da bandeja de widgets deve colocar o app recém-aberto em primeiro plano como esperado;
  • O processo Explorer.exe não deve mais sofrer com crashes dentro do Windows Sandbox;
  • Os resultados da ferramenta de pesquisa nativa não devem mais aparecer em branco com tanta frequência.

Um dos problemas conhecidos que utilizadores devem se deparar após a atualização no canal Beta é ter a Barra de Tarefas e o Menu Iniciar totalmente travados depois de inicializar o computador. Por enquanto, o melhor caminho para solucionar o erro é retroceder as atualizações, mas reiniciar a máquina pode resolver.

As atualizações devem alcançar todos os usuários dentro de alguns dias, então é bom ficar atento às notificações emitidas pelo sistema operacional. Para procurar manualmente, os experimentadores precisam ir até o Windows Update.

Continua após a publicidade

Se você quer se tornar um testador oficial do Windows 11, basta inscrever sua conta Microsoft no programa Windows Insider e prosseguir com a instalação do update. Por enquanto, o sistema operacional não tem data para ser lançado, mas ele é aguardado para outubro deste ano em máquinas novas, enquanto a distribuição geral aconteceria somente em 2022.

Fonte: Microsoft (1, 2)