Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft teria criado divisão para focar na integração do Android com o Windows

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Abril de 2022 às 16h45

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft pode ter criado uma equipe para trabalhar em soluções que ofereçam melhor integração entre o Windows e o Android. A Android Microsoft Platform and Experiences (AMPX) ficaria sob a tutela do chefe do Windows, Panos Panay, e teria como composição a equipe do Surface Duo OS, além dos responsáveis pelos principais apps do Android, como o Phone Link, o teclado SwiftKey e o Microsoft Launcher.

Embora o foco seja a integração com o Android, espera-se que a equipe também promova atualizações melhores e mais oportunas no Surface Duo. Alinhado com o software aberto, a empresa de Bill Gates planeja somar forças ao Google para oferecer ainda mais integração entre dispositivos.

Continua após a publicidade

Parece que a gigante do software realmente desistiu de investir em um sistema móvel para chamar de seu. A empresa já tinha dado indícios de que ofereceria seus serviços no Android e o suporte do Windows 11 ao formato APK sacramentou isso.

Segundo o site Windows Central, a Microsoft tem grandes ideias para os próximos anos, como uma relação mais simbiótica entre os telefones celulares Android e PCs com o Windows. O objetivo é ir muito além do que já existe no aplicativo Phone Link hoje, pois um sistema funcionaria como uma extensão do outro, com experiências interoperáveis como ocorre entre um iPhone e um Mac.

Android/Windows x iOS/MacOS

A Apple tem recursos de interligação entre dispositivos há muitos anos, como o AirDrop, AirPlay e Controle Universal. O Google percebeu essa movimentação e iniciou um esforço semelhante em 2018, chamado "Better Together", focado no Chrome OS. O problema é que o Chrome OS não é, nem de longe, tão popular quanto Windows e Mac.

Continua após a publicidade

A Microsoft poderia se beneficiar muito dessa parceria com a implantação do Smart Lock, para desbloquear seu Windows com o telefone Android, integração com o Wear OS, transmissão de notificações móveis com o Phone Hub e outros softwares futuros.

Há também o recurso de compartilhamento de arquivos nas proximidades, algo que a Xiaomi já faz entre seus dispositivos, mas o Android puro não. O Nearby Share deve chegar a PCs com Windows da Acer e da HP ainda este ano. Um próximo passo poderia ser a integração com jogos Android no desktop, um avanço imenso para os gamers que dependem de emuladores atualmente.

A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre isso, mas algo pode ser revelado no evento Build 2022, em maio. Essa seria a oportunidade ideal para juntar as duas comunidades (Windows e Android) e fortalecer ainda mais a estratégia para o sucesso.

Continua após a publicidade

Fonte: Windows Central