Publicidade

Android 12L parece rodar em PCs tão bem quanto em celulares e tablets

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Março de 2022 às 10h45

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

Embora o Android 12L tenha sido projetado para rodar em tablets e celulares dobráveis de tela grande, muita gente imagina como seria o funcionamento em PCs. Um experimento conduzido pelo fundador do Bliss OS, Jon West, permitiu a todos terem uma boa visão de como seria.

O desenvolvedor fez alguns ajustes próprios para deixar o sistema com mais fluidez nos computadores. West incluiu, por exemplo, o SmartDock do Bliss OS pra tornar o acesso às tarefas mais simples. Não está claro se isso foi aplicado para todo o sistema ou se inserido apenas nos momentos específicos nos quais a barra de tarefas nativa do 12L não é eficiente.

Continua após a publicidade

Tudo parece estar em estado utilizável, embora West tenha encontrado alguns bugs pequenos, como o posicionamento do quadro de vídeo do YouTube. Mesmo assim, a experiência pode ser satisfatória, principalmente ao se considerar um sistema operacional tão recente que não foi projetado para substituir o Windows ou o Linux.

Para ter uma ideia melhor de como tudo funciona, o desenvolvedor compartilhou vários prints de tela em seu perfil no Twitter. Antes disso, ele já tinha feito experimentos parecidos com o Android 12 e 11, todos modificados com partes do seu projeto Bliss OS.

Continua após a publicidade

Android 12 x Android 12L

À primeira vista, o Android 12 original e a versão 12L são bastante similares, exceto por alguns ajustes visuais para tornar a experiência aprimorada para telas maiores. O layout de duas colunas, por exemplo, permite explorar melhor o acesso aos recursos do aparelho, pois coloca relógio e configurações rápidas à esquerda e notificações à direita na tela de bloqueio.

Por ser criado para esses displays expandidos, há mudanças cosméticas no inicializador de aplicativos e ajustes básicos no dimensionamento dos elementos para preencher toda a interface. Neste aspecto, é tudo muito parecido com a resolução wide da maioria dos monitores atuais, o que permite uma exibição excelente do Android 12L.

Vale lembrar que nada disso é oficial, já que o Google não parece estar interessado em levar o Android 12L para plataformas mais tradicionais. No entanto, rodar um sistema assim em máquinas portáteis, como notebooks, seria algo bem útil. Fica a torcida para que o Android 13 venha de fábrica com um "PC Mode", assim daria para usá-lo como uma alternativa eficaz e popular ao Windows.

Continua após a publicidade

Fonte: Jon West