Publicidade

Microsoft pode adicionar barreira que dificulta instalação do Windows 11 Pro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Maio de 2022 às 17h40

Link copiado!

Pixabay/Kirillemelyanov06
Pixabay/Kirillemelyanov06
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 Pro começou a exigir uma conta da Microsoft para o usuário que desejar instalá-lo no PC. Em razão disso, é necessário estar conectado com a internet para fazer o login antes de começar o procedimento.

Essa barreira foi introduzida na Build 22616, exclusiva para testadores do programa Windows Insider, e ainda está em fase de desenvolvimento. A Microsoft já dava indício sobre essa adição desde fevereiro, portanto não chega a ser uma surpresa, embora ainda tenha pegado algumas pessoas desprevenidas.

Continua após a publicidade

Agora, apenas usuários do Windows 11 Enterprise podem instalar o sistema sem uma conexão com a internet ou conta da fabricante. Ter uma conta da Microsoft é gratuito e o procedimento é relativamente rápido, porém forçar as pessoas a tê-la é uma clara desvantagem para as versões Home e Pro do software. Quem mora longe dos grandes centros ou em lugares onde o acesso à limitado, pode ter dificuldade em rodar o Windows 11 em uma máquina nova.

A Preview Build 22616 do Windows 11 também traz outras novidades, como o suporte aprimorado aos controles do Xbox e a barra de controle. Essa adição permitirá acessar aos games jogados recentemente com rapidez.

É provável que essas novidades cheguem junto da versão Windows 11 22H2, o pacotão de lançamento da gigante do software previsto para o segundo semestre deste ano. A atualização trará novas opções no menu Iniciar, melhoria da barra de tarefas, menu de contexto aprimorado, explorador de arquivos com guias, aprimoramentos de desempenho, correções de bugs e outros recursos.

Dificuldade em migrar

Continua após a publicidade

Por enquanto, ainda é possível superar essa barreira com a inserção de qualquer dado: o sistema mostrará uma mensagem de erro, mas seguirá para a próxima etapa da instalação. Contudo, futuramente, será impossível superar esse momento, o que pode ter algum impacto para a companhia criada por Bill Gates.

Relatório recente da empresa AdDuplex mostrou que a taxa de adoção do Windows 11 caiu muito e está abaixo do antecessor. Isso pode significar que usuários ainda estão receosos em trocar do sistema estável e antigo pelo novo inexplorado.

Vale lembrar que o Windows 11 tem uma lista bem restritiva de requisitos mínimos de funcionamento. A necessidade de ter o TMP 2.0 é um dos fatores que impedem milhões de usuários em potencial de avançar para a versão mais recente do sistema. Para justificar, a empresa diz que a medida é necessária para garantir a segurança das próprias pessoas.

Fonte: Windows Latest