Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Desinstale a atualização que "quebra apps" no Windows 11, recomenda a Microsoft

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Maio de 2022 às 11h11

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

A Microsoft sugeriu aos usuários que desinstalem a atualização KB5012643 do Windows 11 após problemas. Vários aplicativos passaram a apresentar falha após a instalação, principalmente aqueles que usam o .NET Framework 3.5, com travamentos inesperados.

Nem todas as pessoas foram afetadas e alguns programas criados com a linguagem .NET ainda permanecem funcionais. Mesmo assim, os erros são generalizados o bastante para que a fabricante do Windows sugira a remoção até o lançamento do patch de correção.

Continua após a publicidade

Em geral, a Microsoft só adota essa postura quando o erro é grave e impede o funcionamento básico do sistema. Como muitos softwares dependem do framework, a solução temporária permite que o Windows volte a rodar normalmente.

Como essa era uma atualização opcional, é provável você nem sequer a tenha instalado no seu computador — a não ser que tenha feito isso manualmente. Mesmo assim, não há como negar o desconforto de precisar fazer todo um passo a passo para remover algo que deveria ser benéfico para seu computador.

Como desinstalar a atualização do Windows 11 KB5012643

Para retroceder na instalação anterior do Windows, você deve:

Continua após a publicidade
  1. Abrir o Menu Iniciar e pesquisar por "Configurações do Windows Update";
  2. Em "Windows Update", localize a opção "Histórico de Atualização";
  3. O sistema deve levar alguns segundos até exibir todas as instalações recentes do Windows;
  4. Role a tela até achar a lixeira com o botão "Desinstalar atualizações";
  5. Selecione KB5012643 e clique em "Desinstalar".

Pronto, isso fará com que o Windows retorne ao estado inicial, antes das falhas. A Microsoft ainda não disse quando pretende corrigir a falha, mas é possível que algo seja lançado nos próximos dias, portanto é só ficar de olho no Windows Update.

Windows 11 recheado de falhas

A situação deixa a Microsoft em maus lençóis, pois vários bugs afetam o Windows 11 sucessivamente desde o lançamento, em outubro de 2021. O antecessor Windows 10 também sofreu com uma série de atualizações problemáticas, que exigiam constantes desinstalações após quebrarem algum programa ou recurso.

Continua após a publicidade

Olhando pelo lado bom, é preciso ressaltar a iniciativa transparente da Microsoft de admitir o erro e avisar as pessoas. É claro que nenhuma empresa jamais quer dar trabalho desnecessário para seus usuários, mas problemas podem ocorrer em qualquer lugar e o importante é trabalhar para corrigi-los com eficiência.