Microsoft permitirá testar recursos do Windows 11 instantaneamente
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Microsoft desenvolve uma configuração para usuários do Canal Canary que permitirá o teste de novos recursos assim que estiverem prontos. A ideia é deixar que as pessoas experimentem tudo de imediato, sem aguardar pelo próximo update do Windows 11.
- Bing com ChatGPT agora pode ser acessado sem fila de espera
- Windows 11 deve ganhar nova seção de recomendações no Menu Iniciar
A opção ficará no Windows Update como um botão de alternância que precisa ser ativado. Ao ligar o recurso "Obtenha as atualizações mais recentes assim que estiverem prontas para o seu PC", o sistema se encarregará de baixar tudo que há de novo automaticamente e sempre.
Por enquanto, a Gigante do Software testa o botão apenas internamente, sem disponibilidade para o usuário. Mesmo assim, é possível habilitar o recurso usando a ferramenta ViVeTool, app que permite liberar novos recursos exclusivos dos desenvolvedores para testadores do Windows 11.
Como ter as atualizações mais recentes do Windows 11
Se você quiser ativar o recurso dos updates recentes — e vários outros proporcionados pelo ViveTool —, basta seguir o tutorial abaixo:
- Baixe o arquivo ViVeTool-GUI no GitHub;
- Instale o aplicativo;
- Abra o aplicativo e procure pelo recurso ID 43132439;
- Habilite o funcionamento e pronto.
O ViVeTool pedirá para reiniciar o seu PC para concluir o processo. Após essa etapa, será possível ir até o Windows Update e ver o botão de alternância na guia Configurações.
Os interessados em ver os recursos do Windows em primeira mão, devem se inscrever no Canal Canary, alocado no programa de versões beta Windows Insider. Ainda não está claro se essa opção será estendida para outros usuários inscritos no programa de testes, como o Canal Dev ou o Canal Beta, mas até o momento ela é exclusiva.
Vale lembrar que a ativação desta opção deixará o seu PC sujeito a funcionalidades ainda em desenvolvimento, que podem conter bugs ou gerar falhas no sistema. Se você usa o seu computador para lazer ou trabalho, é melhor manter apenas a versão estável do Windows 11. Se for uma máquina alternativa, aí, sim, pode ser interessante ver em primeira mão tudo que a Microsoft pretende entregar nos próximos meses para as pessoas.
O Patch Tuesday da semana passada trouxe a atualização "Moment 2" para a versão 22H2 do Windows 11. O update apresentou recursos interessantes, como o suporte aos widgets de terceiros, além da tradicional correção de erros.