Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Easter egg do Windows 9 é encontrado após quase 10 anos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2022 às 13h01

Link copiado!

Easter egg do Windows 9 é encontrado após quase 10 anos
Easter egg do Windows 9 é encontrado após quase 10 anos
Tudo sobre Microsoft

O Windows 11 esconde uma referência interessante ao Windows 9, versão do sistema que nunca foi lançada. Se você acompanha a evolução do software, deve se lembrar que a Microsoft lançou o Windows 7, 8, 8.1 e 10, sem haver uma versão de número 9. Isso não significa que os desenvolvedores tenham deixado de lado a nona edição do sistema mais popular de PCs do mundo.

O usuário Xeno publicou no seu perfil do Twitter o easter egg encontrado em códigos com menção ao Windows 9. O print de tela traz uma menção explícita à compatibilidade do sistema com um processo de coleta de dados em blocos.

Continua após a publicidade

Esse segredo foi visualizado no Windows 10 build 9860, mas também está disponível na compilação recente do Windows 11 Insider Dev. Ao lado do nome do Windows 9, há uma menção ao chamado Windows Blue, codinome pelo qual ficou conhecida a versão 8.1 antes do lançamento.

Na época, a Microsoft justificou a mudança do nome pela possibilidade de programas confundirem um eventual Windows 9 com as versões 95 ou 98 da plataforma. Se isso ocorresse, graves falhas de compatibilidade poderiam ocorrer no mundo inteiro. Como o costume era utilizar o ano de lançamento, em vez de uma numeração sequencial, a fabricante não imaginava que voltaria a usar o 9 na nomenclatura de seus softwares tão cedo.

Esconderijo do Windows 9

Ainda que a descoberta não mude absolutamente nada em termos de funcionalidades, é interessante notar essas pequenas pistas escondidas no interior dos códigos da Microsoft. Na maioria das vezes, a decisão por um nome de software está mais ligada às estratégias de marketing do que ao trabalho de programação, razão pela qual há essas mudanças inesperadas.

Continua após a publicidade

Esse tipo de achado é comum nos códigos, porque é impossível os desenvolvedores lembrarem de alterar cada linha quando a empresa muda os planos. No caso da Microsoft, o salto do 8.1 para o 10 não era planejado, portanto a menção ao Windows 9 ficou ali presente.

É provável que o Windows 9 fosse uma versão prévia do Windows 10, mas ninguém nunca saberá disso a não ser que a própria gigante de Mountain View comente. Se você considerar que ainda há um país em que o Windows XP é o sistema mais utilizado, dá para imaginar haver softwares da Microsoft para todos os gostos, bolsos e configurações — inclusive os que nunca viram a luz do dia, como o Windows 9.

Fonte: XenoPanther